Consultor Jurídico

Notícias

Luto no direito

Morre, aos 85 anos, o processualista José Carlos Barbosa Moreira

Comentários de leitores

5 comentários

Genial

O IDEÓLOGO (Outros)

O jurista Barbosa Moreira superou todos os processualistas, em uma época em que o processo era interpretado como um jogo de xadrez.
Atualmente, o processo está submetido à efetividade, o que deixou muitos juristas do processo, perplexos. Exceção, o brilhante Luís Guilherme Marinoni, que conseguiu captar as novas mudanças.

Grande mestre

Levoratto (Outros)

Deixa saudades o ilustre mestre. Saudades do tempo em que havia processualistas no Brasil, lutando para tornar o "direito adjetivo" em disciplina autônoma nas faculdades de Direito. Os grandes processualistas sempre realçaram que o processo poderia ser resumido em dois grandes princípios: o procedimento serve para atingir o seu fim; nulidade só se declara se houver prejuízo. Hoje, infelizmente, criaram o processo civil do "enrolation", principalmente em universidades católicas, em que a ordem do dia é criar confusão e o ensino é feito por apostilas e resumões...

Deixou sua marca na história do nosso direito

DAGOBERTO LOUREIRO - ADVOGADO E PROFESSOR (Advogado Autônomo)

Oratória poderosa, argumentação forte e convincente, um sábio do direito, aqueles que a nossa cultura chama de jurisconsulto. Tive oportunidade de, há muito tempo, assistir a uma palestra sua aqui em São Paulo e fiquei impressionado com a facilidade de sua fala e do encadeamento de suas ideias. Sem dúvida, fará falta. Que Deus o tenha!

Grande perda!

Flávio Marques (Advogado Autônomo)

Lastimável o falecimento de Barbosa Moreira! Uma pena o novo CPC não ter a oportunidade das reflexões do GRANDE MESTRE! É mais ou menos o que aconteceu com Caio Mário, falecido em 2004. O CC também não teve essa oportunidade de ter as reflexões do gênio! O Brasil só perde nos últimos tempos... vão-se os nobres; ficam as metástases! Eternas saudações, professor!!!

Grande perda para todos

Sandra Lucena (Advogado Autônomo - Tributária)

Eu o conheci na UERJ mas infelizmente não tive a sorte de ter sido sua aluna, mas isso não impede a admiração por esse grande processualista que sempre será lembrado por todos operadores do direito.

Comentar

Comentários encerrados em 3/09/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.