Economia de papel

Parte em 20 mil ações, USP digitaliza processos administrativos e judiciais

Autor

22 de agosto de 2017, 7h15

Há dois meses, a Procuradoria da USP trabalha para digitalizar seus processos. O órgão de representação judicial da instituição já anunciou a digitalização de toda sua área consultiva, que conta com mais de 80 mil pareceres, e agora trabalha para migrar seu setor de contencioso para um ambiente digital. A USP hoje é parte em 20 mil processos judiciais.

A plataforma usada é o Sistema de Automação da Justiça, o SAJ, fabricado pela Softplan e usado por diversos tribunais e procuradorias estaduais e municipais. A versão instalada na USP será o SAJ Procuradorias. De acordo com a empresa, 60% dos processos que tramitam na Justiça comum no Brasil estão no SAJ.

A Softplan afirma que a digitalização vai trazer mais segurança e rapidez para a gestão de processos da USP. Com a migração dos pareceres para o SAJ, por exemplo, a pesquisa ficou mais fácil e pretende dar à Procuradoria da USP mais coerência em suas manifestações — antes, os documentos ficavam num arquivo físico, dificultando a consulta.

Atualmente, no setor de contencioso, a Procuradoria faz um espelho de todos os processos judiciais e os armazena em seus arquivos. A USP calcula um trâmite de 800 folhas de papel por dia para suas defesas judiciais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!