Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Representante da advocacia

Supremo aprova lista tríplice para vaga de ministro substituto do TSE

O Plenário do Supremo Tribunal Federal aprovou, nesta quarta-feira (16/8), por unanimidade, os nomes dos advogados Carlos Bastide Horbach, Marilda de Paula Silveira e Fábio Lima para formar a lista tríplice de candidatos a ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral.

A lista será encaminhada ao presidente da República, Michel Temer, que nomeará um dos três para a vaga reservada à advocacia. O escolhido assumirá o lugar de Tarcísio Vieira de Carvalho, que era membro substituto, mas foi empossado como ministro efetivo.

O tribunal é composto de sete titulares, sendo dois da classe dos advogados, três oriundos do STF e dois ministros do Superior Tribunal de Justiça. Todos têm um substituto da mesma classe.

Horbach e Marilda figuraram na lista aprovada pelo Supremo para a vaga de ministro substituto deixada por Admar Gonzaga, que assumiu a titularidade. Ambos, porém, foram preteridos pelo procurador do DF, Sérgio Banhos.

Horbach é professor de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo (USP) e professor de mestrado e doutorado em Direito no UniCEUB. Marilda é doutora em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Quintas tem doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo e atualmente é o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior eleitoral.

Revista Consultor Jurídico, 16 de agosto de 2017, 16h51

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 24/08/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.