Mercado de capitais

Comissão do Senado aprova advogado Marcelo Barbosa para presidir CVM

Autor

16 de agosto de 2017, 11h57

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (15/8), por unanimidade, a indicação do advogado Marcelo Barbosa para comandar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pelos próximos cinco anos. Após uma breve sabatina, senadores do colegiado vão encaminhar a mensagem ao Plenário, responsável pela decisão final.

A CVM, vinculada ao Ministério da Fazenda, regula e fiscaliza o mercado de capitais. Barbosa foi indicado pelo ministério para substituir Leonardo Porciúncula Gomes Pereira, cujo mandato terminou em 14 de julho, e tem apoio do presidente Michel Temer (PMDB).

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1994, com mestrado concluído em 1997 na Universidade Columbia, nos Estados Unidos, Barbosa tem 45 anos, é professor de Direito e especialista em Direito societário e mercado de capitais.

Sócio do escritório Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro, integra o conselho fiscal da Fundação Lemann e preside o conselho curador da Fundação Estudar, ambas voltadas para a educação. O último advogado que presidiu a CVM foi Marcelo Fernandez Trindade, até julho de 2007. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!