Contato eventual

Manutenção de eletrônicos com chumbo não gera insalubridade automaticamente

Autor

12 de agosto de 2017, 7h18

Trabalhar eventualmente com manutenção de equipamentos eletrônicos que possuem chumbo não gera automaticamente adicional de insalubridade. O benefício depende de perícia que comprove que o profissional está exposto de modo permanente a agentes físicos, químicos ou biológicos. O entendimento é da 2ª Vara Federal do Tocantins, no caso de um servidor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Anna Ivanova
Segundo decisão, trabalhador não está exposto a chumbo o tempo todo.
123RF

O servidor alegou que estava exposto a agentes agressivos à saúde, como chumbo, porque desempenhava atividades de manutenção de equipamentos eletrônicos.

Atuando na defesa da universidade, a Advocacia-Geral da União alegou que o pagamento do adicional de insalubridade depende da comprovação, por meio de laudo técnico, de que o profissional está exposto de modo permanente a agentes nocivos.

Perícia contratada
As procuradorias assinalaram que a UFT contratou uma empresa especializada em insalubridade em ambientes de trabalho para analisar os diversos setores da universidade. Durante a inspeção, foi constatado que os servidores técnicos de segurança como o autor da ação não estavam expostos a agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Levando em consideração o laudo, a 2ª Vara Federal do Tocantins julgou improcedente o pedido do servidor. Ele entrou com recurso contra a decisão, alegando omissão no aspecto da exposição à eletricidade. Mas o juiz manteve a sentença, destacando que “a conclusão do trabalho pericial foi pela inexistência de insalubridade no ambiente de trabalho. Inexiste, portanto, a alegada omissão”.

Processo 675-03.2017.4.01.4300 – 2ª Vara Federal do Tocantins

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!