"Direito da malandragem"

Trabalho da PGR tem apoio de "cidadãos de bem", diz Rodrigo Janot

Autor

2 de agosto de 2017, 22h08

Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o trabalho da PGR é satisfatório e tem apoio da sociedade. As críticas, acredita, são de quem não se conforma com o combate a corrupção e o cumprimento da Constituição.

Reprodução
Trabalho da PGR tem apoio de "cidadãos de bem" e "daqueles que têm caráter", diz Janot.

Janot falou em discurso de abertura de evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público em Brasília, nesta quarta-feira (2/8). Com as declarações, tentou responder as críticas feitas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ao trabalho dele. Para Gilmar, Janot inventou o “Direito Constitucional da Malandragem” e deixou a PGR “a reboque” de suas loucuras.

“Isso demonstra que aquilo que alguns poucos inconformados chamam, levianamente, de loucura é, de fato, apenas o cumprimento sério e honesto de um mandato constitucional”, respondeu o procurador-geral. Janot disse ainda que o MPF apura fatos, sem perseguir pessoas, como “querem os brasileiros de bem” e “aqueles que têm caráter”.

As falas do ministro Gilmar foram durante discussões, na 2ª Turma do STF, sobre a manutenção de prisões preventivas decorrentes das investigações da “lava jato”. Segundo o ministro, o MP tem usado o crime de “obstrução da Justiça” como “fórmula mágica” para acusar políticos dos quais discorda. “Não se pode mais falar da ‘lava-jato’, que está configurada obstrução de Justiça. Não se pode pensar em reformar uma lei, que é obstrução. O procurador-geral da República é de fato o líder do país? É isso que pensamos?”.

Clique aqui para ler o discurso de Janot.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!