Consultor Jurídico

Comentários de leitores

6 comentários

Obrigado, "A Favor..."

Sã Chopança (Administrador)

Você é um anjo.

Esclarecimentos

Rodrigo Fernandes de M. Ferreira (Professor Universitário - Civil)

Meu caros, como autor do texto, sinto-me no dever de fazer alguns esclarecimentos:
Penso que o projeto de lei pode e deve ser melhorado. Também não concordo com a ampla subjetividade de algumas previsões, como a que pretendeu estabelecer o dito "crime de hermenêutica" (embora o MP faça isso constantemente ao procurar responsabilizar advogados por pareceres), mas a modernização da lei se faz necessária. A atual, deveras antiga, já não contempla as necessidades para a construção de uma sociedade mais garantista e democrática.
Não estamos falando só do Judiciário ou do MP. Os abusos são inúmeros e reiterados, acontecem em delegacias, nos demais órgãos públicos, com pessoas menos favorecidas também e, infelizmente, consistem numa realidade em meio ao processo em que buscamos a consolidação e aprimoramento de nossas instituições.
Ninguém pode pairar acima da lei e não se trata de fragilizar os legítimos instrumentos conferidos aos órgãos de polícia, ao MP e ao Judiciário.
Não se trata de corporativismo de minha parte. O corporativismo de qualquer lado, mesmo da advocacia, não agrega. Sou extremamente favorável à Lava Jato, embora vislumbre alguns excessos, e não tenho nenhum interesse direto no tema que não a discussão saudável, mas preocupa-me sobremaneira juízes e membros do MP simplesmente não aceitarem qualquer espécie de controle, como se fossem os donos da verdade e da virtude, e sob o frágil argumento de que precisam manter suas independências.
Não ignoro também os eventuais interesses não revelados de políticos em prejudicar e intimidar, mas preocupa-me que não reconheçam que compete ao parlamento apreciar e votar a lei.

De se lamentar

Rodrigo Fernandes de M. Ferreira (Professor Universitário - Civil)

De se lamentar a postura do colega Rogério. Além de tecer considerações juridicamente rasas, pensa, tolamente, que o artigo tem por pretensão "defender réus poderosos" e permitir que "enchamos o bolso de dinheiro". Isso sim é ridículo, além de baixo. Razões devem ser discutidas e rebatidas com razões maiores. Esses argumentos são pífios e desrespeitosos.

Caríssimo a favor da Advocacia Autônoma

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

O Sã Chopança nunca me enganou. Ele é politicamente correto com as "autoridades", mas quando tem que dizer, diz mesmo. É só prestar atenção. A propósito, Sã Chopança, hoje é sexta-feira e você não deu o alerta musical. Também fez greve geral ?

Até que enfim!

A favor da lei advocacia autônoma (Advogado Autônomo - Civil)

O Sã chopança se redimiu diante de tantas verberações!

Quem Tudo Quer...

Sã Chopança (Administrador)

Penso que a medida aprovada no Senado ficou de bom tamanho. Não vejo perigo nos pontos que o Ministério Público continua criticando, até porque a ação é pública, dependerá da palavra do próprio MP. Não queiram ganhar tudo, o resultado final pode desagradar. É preciso lutar para manter o projeto tal como aprovado no Senado, sem alterações na Câmara.

Comentar

Comentários encerrados em 6/05/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.