Troca de cadeiras

Ministro Admar Gonzaga toma posse como titular do Tribunal Superior Eleitoral

Autor

27 de abril de 2017, 20h45

O ministro Admar Gonzaga tomou posse nesta quinta-feira (27/4) no Tribunal Superior Eleitoral. Ele passou a ocupar vaga deixada por Henrique Neves, cujo mandato terminou no dia 16 de abril. Gonzaga foi escolhido pelo presidente Michel Temer por meio de uma lista tríplice enviada pelo Supremo Tribunal Federal, na qual foi o mais votado. Ele já atuava na corte como ministro substituto desde 2013.

A cerimônia durou cerca de dez minutos, presidida pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e sem pronunciamento do novo ministro. Ex-presidente do tribunal, o ministro Dias Toffoli compôs a mesa representando o Supremo Tribunal Federal, ao lado do subprocurador-geral da República Francisco Sanseverino.

Carlos Humberto - TSE
Admar Gonzaga tomou posse em
rápida solenidade na sede do TSE.

Em nome do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, esteve presente o advogado Marcus Vinícius Furtado Coêlho, que comandou a entidade até o início de 2016.

Gonzaga já tem a missão de ser um dos vogais no processo que discute se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder econômico na campanha de 2014. A ação é de autoria do PSDB, que acusava a chapa vencedora das eleições de abastecer a campanha por meio de caixa dois e depois passou a acusar os comitês de receber dinheiro da Petrobras por meio de construtoras que superfaturaram contratos com a estatal.

O TSE é formado por sete ministros: três do Supremo (Gilmar Mendes, Rosa Weber e Luiz Fux), dois do Superior Tribunal de Justiça (Herman Benjamin e Napoleão Nunes Maia Filho) e dois da advocacia.

Ainda está prevista outra mudança nas cadeiras destinadas à advocacia no TSE. Temer indicou o jurista Tarcísio Vieira de Carvalho para ocupar a vaga de Luciana Lóssio, cujo mandato termina no dia 5 de maio. A cerimônia de posse ainda não foi marcada.

Perfil
Natural do Rio de Janeiro, Admar Gonzaga atua com Direito Eleitoral desde 1993. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), autor de livros, manuais, professor de cursos e palestrante de eventos de estudos sobre a matéria. Com informações da Agência Brasil.

Assista à solenidade:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!