Consultor Jurídico

Artigos

Opinião

Quando o ex-presidente Lula será preso?

Comentários de leitores

17 comentários

Somos todos tolos?

Mlcg (Administrador)

Com todo respeito que o senhor merece como pessoa, sinto-me agredida com seu texto pois dá a impressão não apenas que o senhor sugere que o povo é tolo , mas que realmente acredita nisso...

Está certo, e está errado

LeandroRoth (Oficial de Justiça)

Sim, o ministro revela certa razão. As pessoas não sabem detalhes dos processos, não conhecem os autos, não conseguem descrever minimamente as condutas típicas praticadas, e muitas vezes julgam sem provas, com base no ouvir dizer ou no achismo.
.
Mas, às vezes, às vezes, dizem que há algo de podre no reino da Dinamarca quando de fato há!
.
O fato das pessoas não serem criteriosas e condenarem todo político (ou absolverem seus preferidos) com base no achismo ou em posição ideológica não muda o fato de que contra ALGUNS destes políticos DE FATO há toneladas de provas, CINCO processos criminais, e elementos de convicção mais do que suficientes para concluir que LULA comandou o maior assalto já registrado da História brasileira à coisa pública.
.

Acredito em vc ministro

Francisco Lobo da Costa Ruiz - advocacia criminal (Advogado Autônomo - Criminal)

Se o ministro falou é porque o Lulla é inocente ... esse ministro jamais se envolveria com pessoas desonestas e muito menos, pelo seu reto caráter, daria declarações gratuitas !

Mui imparcial

Dazelite (Administrador)

Ex-Ministro Jobim, tão imparcial quanto Jose Eduardo Cardoso ou Eugênio Aragão.

Usaram a mesma regra que o PT usou

Joe Tadashi Montenegro Satow (Delegado de Polícia Federal)

As pessoas que perguntam por que LULA não está preso, se o Senador A ou B é culpado, se o sítio em Atibaia ou em outro local é ou não de Lula, Se DILMA sabia, ou não, muito provavelmente utilizaram a mesma regra que o PT usou para acusar terceiros quando estava fora do poder. Talvez o povo tenha aprendido rápido com aqueles que foram mestres em acusar sem provas, em atacar suspeitos, em destruir a reputação daqueles que os contrariavam, enfim, o povo aprendeu rápido e talvez aqueles que choram pelas ruas e corredores apenas estejam experimentando uma dose de seu próprio remédio.

Nunca antes...

Marcel Diniz (Advogado Sócio de Escritório)

Parece-me que Sua Excelência resolveu assumir a defesa, diga-se de passagem, intelectual, do ex-presidente Lula. A questão que causa maior espanto é que, ao contrário do que pretendeu dizer, estamos diante de um cenário que todas as garantias, contraditório e ampla defesa estão sendo asseguradas de forma exaustiva. Daí que, partir do princípio que o caso limita-se a mera convicção de acusadores, com a devida venia, soa às rais do absurdo. De fato, caso Sua Excelência não conheça os fatos que baseiam a acusação, recomendo que entre no site do TRF 4 e faça uma pesquisa simples. Bem, caso não esteja satisfeito, entre também no TRF 1 que verá um monte de coisa que poderá mudar a sua opinião. Isso porque, como bem dizia o ex, nunca na história desse país... Bem, melhor deixar pra lá...

J. Antonio (Advogado Autonomo - Civel)

Joaquim de Antonio (Advogado Autônomo - Empresarial)

A prisão de Lula só será possivel se as investigações sobre sua conduta passarem pela investigação profunda dos atos do seu filho Lulinha.

Ex.Min.Nelson jobim-qdo lula sera preso

VALDOMIRO ZAGO (Contabilista)

Sempre admirei o ex ministro, mas acho que seu comentário chega a ser infeliz, será que Mensalão, Petrolão, Arenas p/copa, Transnordestina, Petrobrás, e outros tantos projetos que serviram para o engodo total, tudo isto, levou à cadeia quantos da confiança de Lula, pobrezinho não sabia de nada foi traído pelos amigos! Este País nunca esteve em uma situação como a atual, provocada pelos desmandos, corrupções, falcatruas, enriquecimentos ilícitos, políticos com seus patrimônios multiplicados, enquanto a população sofre com desemprego, saúde, segurança etc. Será que com tantos depoimentos na Lava Jato e evidencias apresentadas pela mídia, ainda temos que ter complacência. A população está cansada senhor Nelson Jobim . Temos que ser Lava Jato até a morte, nossa Pátria merece respeito, a varredura é necessária para dar a dignidade que o povo brasileiro merece.

bom senso

deschamps (Advogado Sócio de Escritório - Trabalhista)

Ao que parece, LULA será preso, e não importa a motivação, o importante é que seja preso, pois, afinal, como uma pessoa como ele, que retirou milhões da linha da pobreza, permitiu acesso de pobres a universidade via consolidação de programas sociais e teve o reconhecimento intrnacional, pode estar livre??? Realmente é um peso enorme para a elite brasileira....

Ironia de J.L. Borges

Isaias João (Advogado Autônomo - Civil)

"Lembro da ironia de J.L. Borges: "Mas não vamos falar sobre fatos. Ninguém se importa com os fatos. Eles são meros pontos de partida para a invenção e o raciocínio"."
Os fatos são de que o PT quebrou o país, e a invenção é de que isto é mera ingerência casual incapaz de configurar crime, o raciocínio é de que uma horda de pseudo revolucionários que fragilizam as instituições nacionais são meros políticos mal sucedidos que merecem nosso perdão para tentarem de novo.

De acordo

Zé Machado (Advogado Autônomo - Trabalhista)

De acordo com a ordem eleitoral e politica vigente, o justiçamento da PIG deveria conceder ao ex-presidente pelo menos o direito de ser o último a ser preso, por falta de provas cabais. E viva o fascismo midiático e partidário.

Já passou da hora de o Lula ser preso

JoseRS (Outros)

Ministro, não se faça de sonso. As pessoas perguntam pela prisão do Lula porque estão com sede de justiça e fartas da impunidade.
Quando lhe perguntarem novamente, diga que Lula será preso preventivamente (por garantia da ordem pública ou por conveniência da instrução criminal), e nesse caso depende dele mesmo, ou após a decisão condenatória de 2º grau.
Diga também que, se o Brasil não fosse o país da impunidade, Lula já estaria cumprindo pena há muito tempo, junto com a turma do Dirceu.
Aliás, Ministro, o que você fez para tornar o Brasil mais limpo e ético quando exerceu altos cargos no Parlamento, no Judiciário e no Executivo? Lustrou o currículo, movido pela ambição voraz para o poder e o dinheiro.
Agora, investe no Lula, pois, quem sabe? Se o Temer cair, na eleição indireta, os votos da esquerda podem fazer a diferença.
Ministro, sua hora já passou também.

Quando o ex-presidente Lula será preso?

WLStorer (Advogado Autônomo - Previdenciária)

A pergunta correta é: Por que o ex-presidente Lula não está preso?

Qual o último ilícito do penúltimo presidente?

Igor Moreira (Servidor)

"Dinheiro sacado por assessor de Palocci foi entregue a Lula, diz Marcelo.
A juiz da Lava Jato, ex-presidente da Odebrecht afirmou que R$ 13 milhões foram entregues a ex-presidente".
Manchete principal d'O Estado de São Paulo, 10-04-2017.
Sei que a crítica é sobre as pessoas que comentam os assuntos importantes sem tomar conhecimento dos fatos. Mas acusações, e provas incriminantes, não faltam ao ex-presidente para defender-se.

Só marketing...

Gabriel da Silva Merlin (Advogado Autônomo)

Apenas um lobby pró Lula, o mundo inteiro sabe que ele recebia propinas da Odebrecht e das demais construtoras, tanto que as delações de Marcelo Odebrecht e outros só estão mostrando o óbvio, tudo no Lula era a base de propina.

Agora quanto a pergunta, eu acredito que ele será preso apenas após a decisão condenatória do TRF-4.

Vana verba: o homem que ventava através das palavras

Luiz Fernando Cabeda (Juiz do Trabalho de 2ª. Instância)

O jurista Nelson Jobim parece se distrair um pouco com assuntos do Direito e da Política, já que declarou que está ocupado com seu próximo livro, que tratará de "lógica matemática".
Livro esse, não é preciso conjecturar muito, que nunca virá a lume.
Curioso o ex-ministro Jobim; não chega a ser original: Pontes de Miranda, indagado sobre qual operação lógica havia aplicado no Tratado das Ações para classificá-las segundo o que chamava de "cargas" (executória, condenatória, declaratória, mandamental e constitutiva) respondeu que se tratava exatamente da "lógica matemática".
Isso foi entendido como uma tentativa do erudito Pontes de Miranda praticar 'l'humour', modalidade espirituosa em que o jurista sergipano não era forte mas, em todo caso, tentava extrair de seu arraigado positivismo.
Agora Jobim recorre em seu texto a uma estranha lógica que, tenha o nome que tiver, não é a matemática, pois nada tem a ver com a linguagem matemática, e se não há domínio dessa linguagem, quanto mais da lógica que dela decorreria...
Jobim simplesmente atira palavras ao vento.
Escrevendo para um jornal que conta também com textos do professor de português Claudio Moreno, ele não tem pejo de apresentar uma escritura completamente a-gramatical. Frases sem sentido, desconexas, sem raciocínio dedutivo ou indutivo, sem imaginação conceptiva qualquer.
A frase transcrita de Jorge Luis Borges nada tem a ver com o texto de Jobim, supostamente analítico de uma conjuntura, pois se refere à obra de ficção.
Jobim se diz motivado por conversas em bares, encontros fortuitos, contatos feitos em conferências em que - segundo se deduz de suas exatas palavras - dedica-se a FALAR COM TOLOS.
Jobim tem bons motivos para recapitular seu latim e lembrar que EVENTUS STULTORUM MAGISTER EST.

Passagem

O IDEÓLOGO (Outros)

A passagem do articulista pelos três níveis de governo foi medíocre. Assim, como o texto.

Comentar

Comentários encerrados em 18/04/2017.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.