Mudança no tribunal

Leonardo de Cavalcante Carvalho é o novo desembargador do TRF-5

Autor

3 de abril de 2017, 16h52

O advogado Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho é o novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (AL, CE, PB, PE, RN e SE). A nomeação foi oficializada pela Presidência da República em edição extra do Diário Oficial da União da última sexta-feira (31/3). A data de posse ainda será definida pelo tribunal.

CNMP
Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho atuou na área eleitoral antes de se tornar desembargador.
CNMP

Carvalho ocupará vaga do quinto constitucional destinada à advocacia. Ele substituirá Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, que se tornou ministro do Superior Tribunal de Justiça em setembro de 2015.

O advogado disputou a vaga na lista tríplice com Silvana Rescigno Guerra Barretto (PE) e Luciano Guimarães Mata (AL). Nascido no Ceará, graduou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em 1999, é pós-graduado em Processo Civil e atuou no Direito Eleitoral.

Vaga disputada
A nomeação de Carvalho só foi possível depois que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento a um mandado de segurança do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que pedia a suspensão do processo de escolha.

A decisão assegurava uma vaga para a advocacia. Lewandowski entendeu que o pedido confrontava a jurisprudência dominante do tribunal. O STF já julgou que cortes devem preencher vagas desse tipo com a classe que está em inferioridade, e não definir cadeiras específicas para representantes da advocacia e do Ministério Público.

Antes de ir ao Supremo, Janot apresentou ao TRF-5 pedido de reconsideração da decisão, mas a corte rejeitou os argumentos. Na ocasião, por maioria de votos, venceu o entendimento de que havia superioridade numérica de membros do MP nas vagas do quinto constitucional na ocasião em que Marcelo Navarro foi para o STJ.

A decisão chegou a ser levada ao Conselho Nacional de Justiça em procedimento de controle administrativo, mas a interpretação do TRF-5 foi mantida.

Com sede no Recife, o TRF-5 tem hoje 15 desembargadores federais, sendo três do quinto constitucional. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-5.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!