Multiplicação das causas

Teori Zavascki fatia delação de Sérgio Machado na "lava jato"

Autor

23 de setembro de 2016, 22h21

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, desmembrou a delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, homologada em junho. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (23/9). Agora, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve decidir se novas investigações ocorrerão separadamente.

Wilson Dias/ABr
Teori definiu que os processos dos investigados com prerrogativa de foro ficarão no STF. Já os outros serão enviados para o juiz federal Sergio Moro.
Wilson Dias/ABr

A partir da decisão de Teori, o procurador-geral também deverá avaliar como será apresentada ao Supremo a investigação contra mais de 20 políticos citados pelo ex-diretor acusados de receber propina.

Há citações ao presidente Michel Temer (PMDB), ao ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao senador Romero Jucá (PMDB-RR), que deixou o posto de ministro do Planejamento depois que vazaram áudios gravados por Machado. Na conversa, Jucá fala sobre "estancar a sangria" da operação "lava jato", 

Entre os nomes estão ainda Cândido Vaccarezza (PDT-SP), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Ideli Salvatti (PT-SC), Jorge Bittar (PT-RJ), Garibaldi Alves (PMDB-RN), José Agripino Maia (DEM-RN), Felipe Maia (DEM-RN), Heráclito Fortes (PSB-PI) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

O ministro definiu ainda que somente citados com prerrogativa de foro responderão as acusações na corte. Os demais serão julgados pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da “lava jato” na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba. Com informações da Agência Brasil.

Clique aqui para ler a decisão.
Petição 6.138

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!