Contratos investigados

Justiça do Trabalho bloqueia bens da empresa que gerou imagens nas Olimpíadas

Autor

19 de setembro de 2016, 19h31

Para garantir que possíveis violações aos direitos dos trabalhadores sejam compensadas, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região determinou o bloqueio dos bens da empresa espanhola que gerou as imagens para as Olimpíadas e Paraolimpíadas. A decisão liminar foi tomada pelo receio de que a OBS (Olympic Broadcast Services) volte para seu país, o que na prática impossibilitaria de ser responsabilizada pelo Judiciário brasileiro.

A Justiça determinou a retenção e indisponibilidade dos bens da empresa que estão no Brasil (caminhões, equipamentos de transmissão de imagens e sons e móveis usados nas arenas olímpicas), e, ainda, o bloqueio de valores mantidos pela empresa em instituições financeiras brasileiras, visando garantir a compensação material por possíveis danos causados aos trabalhadores contratados pela empresa.

O pedido do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro foi feito com base em denúncias e inspeções de procuradores do trabalho nas arenas de jogos. De acordo com as investigações, mais de 2 mil profissionais foram admitidos pela OBS por meio de contratos de Pessoa Jurídica (PJ) e através de prestação de serviço como Microempreendedor Individual (MEI), sendo obrigados a cumprir jornadas de trabalho de mais de 10 horas diárias.

A OBS tem sede na Espanha e está com CNPJ temporário no Brasil. O representante legal da empresa no país é natural do Reino Unido e reconheceu que não foi formalizado contrato de trabalho com nenhum brasileiro e que todas as contratações se deram por meio de PJ, MEI e terceirização.

A empresa OBS impetrou mandado de segurança contra a decisão judicial, mas a Justiça do Trabalho indeferiu o pedido e manteve a retenção dos bens e bloqueio dos valores mantidos pela empresa no Brasil. Com informações da Assessoria de Imprensa MPT. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!