Consultor Jurídico

Artigos

Opinião

Advogado deve saber falar em público para aumentar suas chances de vitória

Comentários de leitores

4 comentários

iludido Advogado autônomo

Iludido (Advogado Autônomo - Civil)

Ad tese, retirando os problemas das descombinações pessoais nata naturalmente influente nos humanos, os tribunais não podem ver isso como ABSOLUTAMENTE compatível com suas ainda capacidades de concentração do que se lê e se resolve ao final. Assim, se (tantos) leram os autos, na ora do voto já pronto, não poderia haver lugar para tal mudança. Ou então, que o assistente apenas levou para o Juiz (Des.) somente para assinar o seu voto para seu comparecimento na Turma julgadora se assim convencional. Esta é a ideia medianeira. A tribuna se nos parece apenas um prolongamento da árdua e demorada chegada à decisão do conflito em mesa julgadora. Não se está colocando no caso, como reforço, a arte política que envolve mesmo toda atividade humana. Bem entendido. Se o juiz assusta na instada defesa oral ativa ou passiva, é sinal de que estamos parecidos com o famoso Congresso Nacional brasileiro, onde se vai para o trabalho descansar. O compartilhamento entre as togas é ritual. A coisa parece esquisita não para o tomador da vista, mas para toda a turma. A garantia jurídica de um juiz singular pode ser até frágil, mas de uma turma só conhecendo o voto antes do julgamento. PENSE NISSO!

Verdade

MAGNATUS (Estudante de Direito)

Muito bom o texto do colega. O que se espera do advogado é realmente o comportamento ético e boa comunicação. Costumo dizer que o advogado tem que ser de tudo um pouco: publicitário, psicólogo, relações públicas, RH, empresário etc (risos).
Uma boa conversa é uma conversa que deixa o cliente seguro, pois termos técnicos também fazem a diferença. Espera-se conteúdo de um advogado, e não conversas cotidianas sem qualquer escopo de atingir um fim social, jurídico e relevante.

Aproveito para deixar minha página, com conteúdo jurídico também, bem como soluções excelentes na área tributária.
Confira em:

http://leandrohenriqueadvogado.blogspot.com.br

Lembrem-se: conversa boa é conversa produtiva!
Bons relacionamentos profissionais!

Verdade

MAGNATUS (Estudante de Direito)

Texto muito bom. Saber se expressar e ter um relações públicas dentro de você é muito útil e pode desencadear em negócios mais rentáveis, pois o cliente sente confiança no advogado e acredita em atos e palavras de conteúdo. Mas não precisamos ser robôs, pois se mostrar muito "decorei tudo" acaba gerando um desconforto no cliente e ele pode te achar um tanto quanto "esquizofrênico".

Aproveito para deixar meu blog para você que advogado e empresário. Possuo soluções de alinhamento tributário muito interessantes também. Confira em

https://leandrohenriqueadvogado.blogspot.com.br/?m=1

Conversa boa é conversa produtiva!

Ótimo texto

Morandi (Advogado Autônomo)

Caro amigo Guilherme,
se assim me permite lhe chamar. Ótimo texto, com dicas práticas e valiosas sobre a oratória do advogado. Com certeza, estamos carentes de profissionais que fazem do bom uso da oratória uma forte arma de convencimento. Carentes de advogados que defendam os seus clientes com entusiasmo, eloquência e coragem.
Tenho pouco mais de 25 anos de advocacia e até hoje, como não poderia deixar de ser, estou aprendendo, buscando conhecimentos para a nobre arte de falar em público.

Comentar

Comentários encerrados em 26/09/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.