Consultor Jurídico

Colunas

Academia de Polícia

O sistema de justiça criminal precisa superar a fantasia dogmática

Comentários de leitores

6 comentários

Aprimoramento

O IDEÓLOGO (Outros)

A sanha ensandecida dos rebeldes primitivos provoca na sociedade organizada reação, que exige o aprimoramento do Direito Penal e Processual Penal, com o escopo de combatê-los.

Muito interessante...

outkool (Engenheiro)

Mas onde é que isso se aplica à questão da existência de "polícias" de classe, que podem (legalmente!) agir umas no sentido de anular as ações das outras?

bom texto !!

analucia (Bacharel - Família)

Parabéns ao articulista

Cada macaco no seu galho

Rivadávia Rosa (Advogado Autônomo)

É por aí. Rasgue-se a fantasia e rompa-se a guerrilha institucional, cujo objetivo e o monopólio da persecução criminal.
Não há segurança e, por consequência justiça eficiente e eficaz sem um sistema de persecução criminal seguro (juridicamente), transparente, efetivo e coerente e que efetivamente opere contra a criminalidade.

Assim, cumpra-se a Constituição em que a Polícia Judiciária deve investigar, o Ministério Público denunciar e o Juiz julgar. Qualquer ação ou decisão contrária ao sistema terá uma vigência efêmera ou condicionada por sua inaplicabilidade fática ou jurídica, que será submetida a sucessivas mudanças que somente trarão prejuízos ao sistema.

Excelente

O IDEÓLOGO (Outros)

O jurista brasileiro como caudatário de pensamentos alienígenas, aos quais abraça sem consciência crítica, fica apartado da realidade.

Depois se surpreendido que os seus burilados conceitos não encontram ressonância na realidade, culpa aqueles que participam da própria realidade.

Autoritarismo penal?

Gabriel da Silva Merlin (Advogado Autônomo)

Em um país onde nem 10% dos homicídios são resolvidos (que dirá casos de corrupção)?

O que falta é parar de analisar o Direito Penal apenas pela ótica do criminoso e começar a se preocupar com as vítimas também.

Comentar

Comentários encerrados em 2/11/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.