Consultor Jurídico

Notícias

"Custos" do enfrentamento

Prisão de Eduardo Cunha é "aplicação ortodoxa da lei", defende Sergio Moro

Comentários de leitores

19 comentários

Os cães sempre ladram, mas.....

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

a caravana tem que passar e se não passar definitivamente desta vez certamente não haverá alternativa qualquer para um futuro diferente do Brasil . Chegamos a um grau de corrupção inimaginável, endêmico, absoluto, progressivo e extremamente invasivo; uma metástase que não respeita mais nada nem ninguém. Nessa circunstância, para doenças gravíssimas remédios amargos e com vários efeitos colaterais (não outro jeito). Não temos outra saída, a menos que entreguemos a Nação aos bandidos engravatados de sempre, mas que hoje ousam como nunca, acreditando naquele final a que estão acostumados. O afrouxamento na interpretação das leis está direta e proporcionalmente atado às possibilidades/dificuldades em debelar o crime, mormente em se tratando desse tipo de delito (corrupção). Sabemos perfeitamente que cada artigo comporta interpretações diferentes (basta querer) destarte é preciso que se utilize a exegese que melhor atenda aos objetivos do que se busca, sem piedade ou exceções, da mesma forma com que esses ladrões de lesa-pátria agiram. Vingança ? Bem, pode ser entendido como se queira (é questão também de interpretação). Particularmente prefiro definir como assepsia absolutamente necessária à nossa sobrevivência. Parabéns Juiz Moro, continue nesse projeto de resgate da moralidade nacional e esqueça os blá blá blás daqueles que têm todo interesse no estancamento de qualquer iniciativa de mudança desse 'status quo' porque dele se beneficiam e sempre se beneficiaram , pouco se lixando para com a Nação.

A delação que ninguém quer

Pé de Pano (Funcionário público)

O finado Cunha é do tipo em que sendo confrontado e atacado, não deixa barato, mas acredito que irá segurar a boca por enquanto, esperando o desfecho sobre a esposa e a filha, que também respondem na justiça! Com cartas na manga e de espírito vingativo, com condições de derrubar o governo, é a bomba relógio da Lava-Jato, o detentor da delação das delações, e conforme o interesse, metralhará sem medo, sem piedade!!!

Interessante

Fernando Lira (Outros - Internet e Tecnologia)

Jurava que o "malvado favorito" de muitos Brasil afora estava acompanhado de seguranças, de tão descaracterizados que os agentes da PF estavam. E as contas zeradas? Nada dos mais de 200 milhões mas a esposa agraciada com a devolução do passaporte, flaina alegremente nas altas rodas, MESMO COM AS CONTAS ZERADAS...
Pra arrematar o que já se fala é que o consenso em relação a uma possível delação de Cunha é que não teria credibilidade findo de quem vem... Por Cunha ser... O Cunha...
Aguardemos o que Sergio Guerra tem a falar... Hmmm... Esse já está mortinho... Não tem como fala nada...

impressionante

Ricardo T (Advogado Assalariado - Civil)

O Juiz Moro é de uma coragem inabalável. Sou muito grato ao senhor e ao Judiciário, bem como ao Ministério Público e à Polícia. Estão passando o Brasil a limpo. Juiz Moro, o senhor demonstra que perante o senhor todos são iguais. O senhor NÃO faz distinção entre quem é pobre e quem é PODEROSO. Somente o Judiciário tem o Poder de dizer que TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI!

Não é bode...

João pirão (Outro)

Sei que este espaço não tem nada a ver com ciências biológicas, mas é interessante explanar a criatividade da natureza... Se uma lagartixa, ou répteis similares, se encontram numa situação perigosa, o mesmo abre mão do seu rabo para poder escapar de uma eventual captura. Esse mesmo rabo fica se esperneando para que o eventual caçador se distraia, enquanto a lagartixa toma vantagem na carreira. Nesse caso o rabo é parte orgânica da lagartixa. Um bode é um organismo independente e individual, sendo, portanto diferente.

falta muito ainda

Dino Sauro (Psquiatra)

Moro nunca encontrou a mulher de Cunha e ainda devolveu o passaporte a ela, enquanto reporteres continuavam tirando fotos da mesma em eventos sociais, existem varios tucanos delatados e o MPF nunca sequer fez denuncia à um deles, claro que se o fizesse antes da eleição Doria nao se elegeria em 1ª turno, e com a contribuição de Moro o marqueteiro dos conservadores, expedindo mandados contra figurões de um unico partido ficou facil para Doria. Tem aquele presidente do partido tucano, que até hoje nao admitiu sua derrota presidencial, foi delatado 12 vezes por corruptores, mas até agora, o queridinho de Gilmar Mendes, continua intacto, sem falar em absolvição de Serra em processos espúrios assim como Alckmin poupado eternamente pela midia nacional, claro que um destes será presidente indireto a partir de 01/01/17, roteiro está pronto.

Prova da morosidade do STF

Servidor estadual (Delegado de Polícia Estadual)

Prova da morosidade do STF e joga por terra quem defendia que a investigação era direcionada contra petistas. Preso agora um dos maiores corruptos do país.

Lava-Jato

Prætor (Outros)

Moro trabalha na mais importante ação criminal em curso no país, em significativa medida responsável pelo débâcle do regime petista que se pretendia eterno.
Reclamões e inimigos da magistratura vão chiar e se remoer, é claro. Mas sua dor é vã, a Lava-Jato veio para ficar.

Entendeu ou quer que desenhe?

João B. G. dos Santos (Advogado Autônomo - Criminal)

Qualquer pessoa acusada em processo criminal pode ser presa por decisão fundamentada como ocorreu no caso noticiado. Qual a surpresa nisto?

O MORO tem MORAL....

Pek Cop (Outros)

O Juíz de Curitiba segue a Contituição Federal a risca, se como autoridade julgadora ele se convence que Cunha pode fugir e que são reforçadas por indícios, é natural que se espeça o mandado de prisão preventiva, foi o que fez!!!!

Os tristes filhos do Brasil

Luís Carlos - Servidor Público (Assessor Técnico)

Que comentário mais tosco. Meu caro, tudo foi fundamentado. Aceitar um parlamentar comprovadamente corrupto solto, embora infelizmente existam muitos, é destruir qualquer possibilidade de desenvolvimento. Infelizmente muitos advogados vivem disso: defender unicamente seus interesses. Pense maior. A vida é mais que seu umbigo e seus argumentos pífios.

Prisão "cautelar"

ponderado (Funcionário público)

Se até político de alto coturno está na berlinda, imagem um miserável, pé descalço, na mira dá poderosíssima máquina punitiva estatal( composta por um exército de investigadores, escrivães, delegados, promotores, carcereiros e juízes (e todas as suas equipes). Só esperar por uma justiça divina, porque a terrena já era.

Prisão do Cunha

ponderado (Funcionário público)

Por se tratar de norma constitucional, art. 102, a prerrogativa de foro é regra de direito material e Ñ processual. É garantia fundamental (eficácia plena).
No caso cabe ao STF julgar o ex deputado Eduardo Cunha, eis q crimes lhe atribuídos ocorreram (em tese) no curso do mandato de deputado.

vai sair caro!!!!!

Dino Sauro (Psquiatra)

Se os custos do enfrentamento hoje são grandes, certamente serão maiores no futuro, ainda mais para um juiz afundando em ilegalidades amparando pela grande mídia, sendo o arlequim do monopolio rede globo, incompativel com qualquer democracia, e o pior a conivencia da classe corporativista judicial com o estado de exceção que se sobrepoe ao regramento básico juridico, o estrelismo daquele junto ao da PF, MPF, a serventia do TRF, STJ e STF para o escalabro que se instala na nação, as rupturas institucionais, a insegurança juridica, afastando os avanços democraticos basicos, sim, os custos desse justiçamento algoz sairá muito caro no futuro breve obscuro que advém. É sentar e esperar para chorar.

O fim do direito

Marcelo-ADV (Outros)

A Teoria do Direito acabou. Direito, sem legalidade, é nada.

Não existe mais esperança. Esperança é ingenuidade.

O que resta é aprender a conviver com o poder tal como ele é, e não como deve ser, até a sua autodestruição.

MAP

Professor Edson (Professor)

Até parece né MAP que o Moro trabalha sozinho, até parece não existir uma Polícia Federal, MP e a força tarefa da lava jato.

O código penal

RUDNEY TEIXEIRA (Advogado Associado a Escritório - Administrativa)

Nos termos do CP, como de todo o ordenamento, não resta dúvida o quanto é legal a prisão de Cunha.
Bem mais fácil seria consubstanciar fundamentos para negar o pedido de prisão.
É preciso ter coragem para fazer cumprir as previsões legais.
Não é atender o clamor popular, mas sim o produto daqueles que legitimados produziram, as normas.
Cunha é notoriamente um indivíduo criminoso e sua prisão é não só legal, mas justa.

Gênio

O IDEÓLOGO (Outros)

O Juiz Sérgio Moro, o GÊNIO DA RAÇA.

O Código Moro

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Nova norma do "Código Moro":

"Art. 1.º - Havendo o que o magistrado de primeiro grau considerar como sendo a seu ver situação de corrupção sistêmica e profunda, de acordo com seu próprio juízo e critérios, ainda que tais fatos não estejam provados nos autos ou submetidos a contraditório, impõe-se a prisão preventiva do acusado.

Parágrafo único: ocorrendo a situação prevista no caput, não são aplicáveis as normas constitucionais ou legais sobre presunção de inocência."

"Art. 2.º - Revogam-se as disposições em contrário, inclusive as constitucionais."

O pior, nessa história, é a ampla aceitação popular, tal como ocorrido com os abusos de Hitler na Alemanha nazista.

Comentar

Comentários encerrados em 27/10/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.