Ranking de Notícias

Primeira aprovação da PEC do teto dos gastos foi destaque da semana

Autor

15 de outubro de 2016, 10h54

O governo Michel Temer (PMDB) registrou uma vitória na Câmara dos Deputados ao conseguir a aprovação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. O texto quer vincular o crescimento das despesas à inflação do ano anterior. Foram 366 votos favoráveis e 111 contrários — a PEC 241/2016 precisava de, no mínimo, 308 votos. A nova fase de votação deve ser pautada ainda neste mês, segundo a Presidência da Câmara.

Deputados opositores chegaram a tentar barrar o andamento no Supremo Tribunal Federal, mas o ministro Luís Roberto Barroso rejeitou o pedido de liminar, por considerar antidemocrático impedir a tramitação. A medida ainda causou reações da Procuradoria-Geral da República e de um grupo de juízes, membros do Ministério Público e advogados, em nota conjunta. A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, declarou que a PEC respeita a autonomia do Poder Judiciário, após reunião como o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Prova lícita
O mesmo mandado de busca e apreensão pode ser utilizado duas vezes no mesmo dia e para buscas feitas tanto na casa quanto no carro do acusado. Assim entendeu a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal ao rejeitar recurso que questionava prova obtida em investigação sobre cartel no mercado de gás de cozinha. Policiais civis já haviam feito busca e apreensão na casa de um suspeito e retornaram ao local, mais tarde, quando grampearam ligação indicando a existência de uma agenda com anotações. Clique aqui para ler a notícia.

Saúde intacta
Suprimir tempo ínfimo no intervalo intrajornada não inviabiliza a saúde física e mental do trabalhador. Com esse entendimento, a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho absolveu uma empresa que havia sido condenada a pagar o período integral de intervalo intrajornada, com adicional de 50%, a um forneiro que teve alguns minutos a menos de descanso — dois ou três minutos em alguns dias, segundo os cartões de ponto. Para o relator do recurso, ministro Cláudio Brandão, afirmar que houve prejuízo ao trabalhador foge até ao razoável. Clique aqui para ler a notícia.


Entrevista da semana
O professor e tributarista Cláudio Tessari relata como Brasil, Canadá e países membros da União Europeia criaram legislações protetivas de importação. Autor de obra sobre medidas antidumping, ele aponta que uma das regras obrigatórias é exigir o interesse público da restrição ao produto. “A comprovação do interesse público pode, em alguns casos, facilitar a instituição de uma medida antidumping e, em outros, fomentar a sua não aplicação”, afirma o advogado. Clique aqui para ler a notícia.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 862 mil visitas e teve 1,3 milhão de visualizações de página entre os dias 7 e 13 de outubro. A segunda-feira (10/10) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 152,8 mil visitas.

O texto mais lido, com 35,3 mil leituras, foi sobre decisão que determinou a suspensão do Facebook, por 24 horas, em processo eleitoral. O juiz Renato Roberge, de Santa Catarina, entendeu que a rede social descumpriu ordem para excluir críticas a um dos candidatos a prefeito de Joinville. Como a página citada no caso foi retirada do ar, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina disse que a possível suspensão do site só irá acontecer após o trânsito em julgado de um recurso. Clique aqui para ler a notícia.

Com 17,5 mil acessos, ficou em segundo lugar no ranking notícia de que um juiz de Salvador mandou cortar a energia elétrica na sede da Secretaria Estadual de Administração até que o governo nomeasse candidata aprovada em concurso público em 2005. Josevando Souza Andrade, da 1ª Vara dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, baseou-se no artigo 297 do novo Código de Processo Civil, que permite ao juiz determinar as medidas adequadas para efetivação da tutela provisória. Clique aqui para ler a notícia.


As 10 mais lidas
Juiz eleitoral de SC manda Facebook ficar fora do ar por 24 horas
Juiz manda cortar energia para forçar estado nomear aprovada em concurso
Defesa de Lula pede que Doria testemunhe em suspeição contra Moro
Titulares de cartório, MP e magistratura são elite salarial do Brasil
STJ usa sistema bifásico para definir valores em indenizações por dano moral
Lenio Streck: Supremo e a presunção da inocência: interpretação conforme a quê?
Tribunais superiores e STF mudam Dia do Servidor e criam feriadão
Juízes federais reagem a PEC que limita gastos do Poder Público
Litigância de má-fé de advogados é punida por juízes trabalhistas, mostra jornal
Após só achar R$ 50 em conta de prefeito, Justiça bloqueia seus bens


Manchetes da Semana
Mesmo mandado de busca e apreensão pode ser usado duas vezes, diz STF
Dono de jornal não é automaticamente responsável por ofensa publicada
Redução ínfima de intervalo intrajornada não prejudica trabalhador, diz TST
Aumento de 20% no número de ações dificulta trabalho do STJ, afirma Laurita Vaz
PEC que limita gastos do governo por 20 anos avança na Câmara
Recuperação judicial não impede execução contra os sócios na Justiça do Trabalho
Juízes federais reagem a PEC que limita gastos por 20 anos
Entrevista – Cláudio Tessari: “Medidas antidumping têm de levar em conta interesse público e contexto social”
Advogado não pode receber sucumbência antes de pagamento principal ao cliente
Desembargador diz quais erros anularam pena de PMs do Carandiru
Internação de adolescente não exige número mínimo de infrações

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!