Eleições 2016

João Doria, do PSDB, é eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno

Autor

2 de outubro de 2016, 20h55

João Doria (SDB) foi eleito, em primeiro turno, prefeito de São Paulo. O candidato tucano obteve 53% dos votos válidos, deixando para trás, em segundo lugar com 16% dos votos, o candidato Fernando Haddad (PT), atual prefeito da capital paulista. Celso Russomano (PRB) ficou com 13% dos votos contabilizados. Até o momento foram apurados 97% dos votos válidos.

Esta é a primeira vez que um candidato é eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno desde 1992, quando as eleições passaram a ter dois turnos. Doria deve tomar posse em 1º de janeiro de 2017.

O Ministério Público de São Paulo chegou a pedir a cassação da candidatura dele e também o mandato do governador Geraldo Alckmin. Segundo o MPE-SP, o governador praticou abusou de poder para beneficiar Doria na campanha à prefeitura da capital paulista.

Durante sua campanha, Doria chegou a ser condenado devido a sua propaganda eleitoral. O candidato atacou o Partido dos Trabalhadores (PT) , com anúncios parodiando o bordão "Pergunta lá", da rede de postos Ipiranga. Acionado pela rede de postos e pelo PT, o Tribunal Regional Eleitoral determinou a suspensão dos anúncios.

Empresário e comunicador
Candidato à Prefeitura de São Paulo com maior patrimônio, Doria tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV!. Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.

Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney.

Em entrevista à TV Brasil em parceria com o jornal El País, o candidato do PSDB disse que uma de suas principais propostas é a contratação emergencial de hospitais particulares para oferecer exames à população. Segundo Doria, a intenção é que ação, prevista para durar um ano, reduza consideravelmente o tempo de espera por atendimento. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!