Conluio investigado

Xará de procurada pela polícia de São Paulo, advogada é detida por engano

Autor

22 de novembro de 2016, 19h12

Uma advogada foi detida por engano nesta terça-feira (22/11) pela polícia de São Paulo. O fato ocorreu durante as diligências relacionadas à investigação sobre suposto conluio entre advogados e o crime organizado no estado para prejudicar as ações policiais.

Fontes ouvidas pela ConJur afirmam que a profissional seria homônima de uma das procuradas na operação. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo nega o ocorrido. Por meio de nota, o órgão explica que a advogada “apresentou elementos que colocam em dúvida a associação com o grupo”.

A secretaria paulista diz ainda que a operadora do Direito foi liberada depois de interrogada, com a anuência do Ministério Público de São Paulo. “A advogada continua sendo averiguada pelas investigações”, complementa a SSP-SP.

Advogados suspeitos
Nesta terça-feira (22/11), 31 advogados foram presos em São Paulo. Foram cumpridos mandados de prisão, além de busca e apreensão, em São José dos Campos, Campinas, Bauru, Santos, Sorocaba, Piracicaba e Araçatuba.

Um dos detidos é o vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe), Luiz Carlos dos Santos, acusado de ter recebido R$ 130 mil de criminosos para fazer falsas denúncias com o objetivo de desestabilizar a SSP-SP.

Em nota, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo afirmou que acompanha o caso por meio da Comissão de Prerrogativas. “Na medida em que tiver ciência das acusações que lhes estão sendo imputadas — e assegurado o direito de defesa — promoverá as apurações necessárias”, diz a entidade.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!