
Jornal é proibido de citar nome de juiz investigado no Ceará

O jornal cearense O Povo foi proibido de citar em reportagens o nome do juiz Francisco Chagas Barreto,
envolvido nas investigações da operação que apura supostas vendas de liminares em plantões judiciais
do Tribunal de Justiça do do Ceará.

A decisão é do colega José Coutinho Tomaz Filho, da 10ª Vara Cível da de Fortaleza, que determina a
retirada de todas as notícias publicadas envolvendo o nome do magistrado e da operação — o juiz
também colocou o caso em segredo de Justiça. Foi fixada uma multa diária no valor de R$ 500 em caso
de descumprimento da determinação.

O advogado do O Povo Will Robson Sobreira, afirmou que o veículo vai recorrer da decisão por
entender que o interesse público deve ser sempre prioridade na produção do material jornalístico. “As
notícias que estão sendo publicadas (envolvendo o nome do juiz) estão sendo feitas com critério, com os
cuidados necessários exigidos pela lei, tudo nos termos da Constituição Federal do País”, ressaltou
Sobreira que recebeu a intimação com “preocupação”.

O diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, lamentou a proibição.
“A ANJ considera lamentável porque o que está ocorrendo é um cerceamento do direito das pessoas de
serem livremente informadas”, defendeu.

Além da ANJ, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação
Nacional de Editores de Revistas (ANER) também condenaram, em nota conjunta, a decisão do juiz José
Coutinho Tomaz Filho. As associações afirmam que cada uma das medidas judiciais e seu conjunto
constituem evidente violação à Constituição Federal e esperam que a decisão judicial seja revista
imediatamente em instância superior do Judiciário cearense.

Liberdade em risco
Recentemente, o jornalista baiano Aguirre Talento foi condenado a 6 meses e 6 dias de prisão, em
regime aberto, pelo crime de difamação. Além disso, ele também deverá pagar multa de R$ 293. A
decisão é da 15ª Vara Criminal de Salvador, segundo a qual a notícia sobre uma denúncia do Ministério
Público causou danos à imagem de um empresário. 

Em reportagem, publicada em 2010 no jornal baiano A Tarde, Talento relatou a acusação do MP por
supostos delitos ambientais na construção do Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. Acontece que
o jornalista afirmou no texto que o MP também havia pedido a prisão dos suspeitos — algo que o órgão
não havia feito.

Em maio, ao proibir que o jornalista Marcelo Auler publicasse reportagens com “conteúdo capaz de ser
interpretado como ofensivo” a um delegado federal, a juíza Vanessa Bassani, do Paraná, praticou
censura prévia e contrariou entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto.

No início do ano, três repórteres, um infografista e um webdesigner da Gazeta do Povo, do Paraná, 
sofreram 41 processos em 19 cidades do estado por juízes e promotores que se sentiram ofendidos com a

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 16/11/2016

/2016-nov-05/conduta-censuravel-jornalista-condenado-prisao-bahia
https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/liminar-jornalista-6.pdf
/2016-jun-03/justica-nao-censurar-jornalistas-ministro-celso-mello
/2016-jun-07/magistratura-parana-articula-atacar-jornal-tribunais


divulgação de reportagens que mostravam que eles recebiam remunerações acima do teto do
funcionalismo.

Em ação coordenada, todos as petições foram idênticas, pedindo direito de resposta e indenizações por
danos morais, que somam R$ 1,3 milhão. De acordo com a Gazeta, os pedidos são sempre no teto do
limite do juizado especial, de 40 salários mínimos. Como corre no juizado, a presença dos jornalistas em
cada uma das audiências se torna obrigatória. As ações foram suspensas no Supremo pela ministra Rosa
Weber — o mérito ainda não foi julgado.

Já o Diário da Região, de São José de Rio Preto, e seu jornalista Allan de Abreu tiveram seus sigilos
telefônicos quebrados por ordem da 4ª Vara Federal da cidade. O objetivo era descobrir quem informou
à imprensa detalhes de uma operação da Polícia Federal deflagrada em 2011. A decisão foi suspensa
liminarmente pelo ministro Ricardo Lewandowski. A liminar foi cassada por Dias Toffoli e um pedido
de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu o julgamento da ação ajuizada pela Associação Nacional
dos Jornais.

O jornalista Murilo Ramos, da revista Época, também teve seu sigilo telefônico quebrado, em decisão da
juíza Pollyanna Kelly Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília. A medida foi adotada para apurar quem
havia passado para a revista um relatório do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf)
com nomes de pessoas suspeitas de manter dinheiro irregularmente no exterior.

Além disso, por ter publicado o valor do salário de um servidor público que atua como contador na
Câmara Municipal de Corumbá (MS), Erik Silva, editor-chefe do site Folha MS, está sendo processado
 por calúnia, injúria e difamação. O jornalista colheu e interpretou dados que estavam disponíveis no 
Portal da Transparência, constatando que o profissional lotado no órgão Legislativo recebeu, em março,
vencimentos de mais de R$ 45 mil — acima do teto permitido por lei, de R$ 33,7 mil, correspondente ao
salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

*Texto alterado às 17h24 desta quarta-feira (16/11) para acréscimo de informações. 

Date Created
16/11/2016

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 16/11/2016

/2016-jul-01/rosa-weber-suspende-acoes-juizes-jornalistas-parana
/2015-ago-22/policia-escutas-nascem-sigilosas-indicia-jornalista
/2015-set-09/toffoli-cassa-liminar-autoriza-quebra-sigilo-telefonico-jornal
/2016-out-09/quebra-sigilo-jornalista-poe-xeque-liberdade-imprensa
/2016-nov-04/jornalista-processado-informar-supersalario-servidor

