Consultor Jurídico

Direito na Europa

Por Aline Pinheiro

Blogs

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Voz da experiência

Inglaterra aumenta para 75 anos a idade limite para ser jurado

A partir de 1º de dezembro, idosos de até 75 anos poderão ser convocados para atuar como jurados nos tribunais da Inglaterra. O governo britânico anunciou nesse domingo (13/11) que subirá de 70 para 75 anos a idade limite para participar dos tribunais do júri.

Segundo o Ministério da Justiça, o aumento é necessário para refletir melhor a sociedade atual, com uma maior expectativa de vida e idosos cada vez mais ativos. A medida foi comemorada por ONGs que ajudam pessoas mais velhas.

Na Inglaterra, praticamente todos os crimes são julgados pelo tribunal do júri. Só ficam de fora crimes menos graves, como pequenos furtos. Nesses casos, quem julga é um colegiado de magistrados leigos.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 14 de novembro de 2016, 12h31

Comentários de leitores

2 comentários

Jurado

Mauricio Mazetti (Contabilista)

Está, totalmente,enganado (ou escreveu "em tese") o Philosophiae Doctor (outros) ao comentar sobre os integrantes do tribunal do juri. Faço parte deste tribunal aqui em Minas - há alguns anos -e não me vejo "comediante". Este tribunal, jamais, deverá acabar.

Patetices

O IDEÓLOGO (Outros)

Aqui no Brasil, composto por um povo que, em seu comportamento social assemelha-se a um adolescente, temos, também o Tribunal do Júri.
A existência de pessoas leigas julgando crimes dolosos contra a vida, homicídio, infanticídio, participação em suicídio e aborto, é, extremamente perigoso.
Os membros do Júri impressionam-se com as dramatizações feitas por advogados de perigosos meliantes, e, em muitos casos, partilham de verdadeiras comédias, afastando-se da elevada responsabilidade que é definir a vida de um ser humano.
Na reforma do Direito Processual Penal, com a edição de Emenda Constitucional, o Tribunal do Júri deverá ser eliminado de nosso mundo jurídico.

Comentários encerrados em 22/11/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.