Ranking de Notícias

Fim da proposta do MPF para restringir Habeas Corpus foi destaque da semana

Autor

5 de novembro de 2016, 7h15

As chamadas 10 medidas contra a corrupção, propagadas pelo Ministério Público Federal, deram um passo atrás nesta semana, pelo menos na tentativa de limitar o Habeas Corpus. O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator do Projeto de Lei 4850/2016, retirou trecho que procurava proibir a concessão da medida de ofício e o uso do instrumento para discutir nulidade ou trancar investigação. Lorenzoni, que apresentará parecer final no dia 7 de novembro, declarou que “o Habeas Corpus tem grande representatividade na história brasileira e fundamental importância no dia a dia do nosso complexo sistema Judiciário”. Clique aqui para ler a notícia.

Amplo acesso
A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça concluiu que a Polícia Federal não precisa de autorização judicial para usar informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). A decisão contraria tese definida pelo próprio colegiado na chamada operação faktor, que apurou suspeitas de lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária no Maranhão. Toda a apuração foi considerada ilegal, em 2011, pois o único fator que motivou a quebra de sigilo dos investigados foi um relatório de movimentações atípicas fornecido pelo Coaf. Na ocasião, os ministros consideram que eram necessárias outras diligências e mais provas. A nova decisão não foi divulgada, porque o processo tramita em segredo judicial. Clique aqui para ler a notícia.

Fora da mesa
Dissídios coletivos podem ser instaurados sem a participação de sindicatos patronais, porque nenhuma lei obriga a presença da entidade de classe que representa as empresas. Assim entendeu a Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho ao derrubar entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). O acórdão anterior considerou que a CLT exigia a representação de ambos os lados, mas a relatora do caso no TST, ministra Maria de Assis Calsing, disse que a empresa, por atuar como ente coletivo, pode ou não estar representada pela associação sindical. Clique aqui para ler a notícia.


Entrevista da Semana
A revista eletrônica Consultor Jurídico encontrou com os juízes Diniz Fernando, Gilberto e Guilherme Ferreira da Cruz para uma conversa sobre a carreira, o perfil dos candidatos à magistratura e os desafios que enfrentam. Eles afirmam que, para ser juiz, é preciso vocação, pois quem só pensar na remuneração não será bem-sucedido. Até outubro deste ano, a família foi detentora de um recorde no Judiciário paulista: nas últimas cinco décadas, foi a única a possuir três irmãos na magistratura. Clique aqui para ler a entrevista.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 923,1 mil visitas e teve 1,4 milhão de visualizações de página entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro. A quinta-feira (3/11) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 168,2 mil visitas.

O texto mais lido, com 45,9 mil visitas, foi sobre decisão que impôs medidas para forçar um grupo de estudantes a desocupar uma escola no Distrito Federal: a decisão determina corte de água e energia, isolamento físico e utilização de instrumentos sonoros para impedir o sono. Segundo o juiz Alex Costa de Oliveira, as técnicas servirão “como forma de auxiliar no convencimento à desocupação”, a cargo da Polícia Militar. Clique aqui para ler a notícia.

Com 39,4 mil acessos, ficou em segundo lugar notícia sobre direito de resposta concedido ao prefeito eleito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ). A revista Veja foi obrigada a publicar na capa de sua próxima edição resposta à reportagem sobre a detenção do político, em 1990. A decisão foi suspensa depois pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal. Clique aqui para ler a notícia.


As 10 mais lidas
Contra estudantes, juiz autoriza uso de técnica de tortura usada pela CIA
Veja é condenada a publicar direito de resposta de Crivella na capa
Lenio Streck – Tortura em Brasília: Ao caçar coelhos, mataremos a borboleta azul!
Mulher que foi presa por ter namorado e amante é solta em Santos
Zaffaroni ataca decisão do TRF-4 que deu carta branca para “lava jato”
Ministros do TST vão a Cármen Lúcia contra falas de Gilmar Mendes
Protógenes diz que Moro fez o mesmo que ele, mas não foi punido
STF marca para dia 9/11 julgamento sobre terceirização de atividade-fim
Em artigo, Barroso explica como precedentes do novo CPC mudam o Direito
Calculadora de prazos processuais agora permite salvar tribunal favorito


Manchetes da Semana
PF pode usar dados do Coaf sem autorização, decide 6ª Turma do STJ
CDC pode ser aplicado em disputa entre condomínio e construtora, decide STJ
Dissídio coletivo não exige presença de sindicato patronal, diz TST
Morte presumida de companheiro dá direito a pensão pelo INSS
Restrição a HC é retirada de projeto de lei das 10 medidas do MPF
Verba de plano de demissão voluntária não está sujeita a Imposto de Renda
ADI não fica prejudicada quando Supremo a julga sem saber de revogação de lei
Entrevista – irmãos Ferreira da Cruz: “Ninguém será bem sucedido na magistratura se pensar em remuneração”
Salomão defende direito ao esquecimento e pede debate qualificado
Juros de dívida não pecuniária convertida em dinheiro incidem a partir da citação

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!