Pleito da magistratura

Eleições da AMB começam neste sábado com debate entre candidatos

Autor

5 de novembro de 2016, 5h32

As eleições da Associação dos Magistrados Brasileiros para o triênio 2017-2019 começam neste sábado (5/11), às 8h, e terminarão às 20h da próxima quarta-feira (9/11). A votação será pela internet, para os associados com situação cadastral regular, e presencial, nos dias 10 e 11 desde mês, para os votantes com alguma pendência.

Três candidatos disputam a presidência da entidade: o presidente da Associação Paulista de Magistrados, o juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, da chapa AMB Forte Independente e Representativa; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, o juiz Gervásio Protásio dos Santos Júnior, da chapa AMB de Magistrado para Magistrado; e o juiz Michel Curi e Silva, da Magistrados Independentes. O prazo para registro das chapas terminou no dia 12 de setembro.

Neste sábado, será promovido, durante o VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), um debate entre os candidatos a partir das 14h. O debate será dividido em quatro blocos e contará com a mediação do jornalista Jefferson Beltrão, da rádio baiana A Tarde FM.

A votação on-line foi organizada pelo setor de Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. A equipe da corte enviou a todos os filiados da associação um e-mail com os dados de login e senha para a votação.

Caso não tenha recebido a mensagem com as informações para votar, o magistrado deve verificar o lixo eletrônico do e-mail cadastrado junto à AMB ou acessar o site da entidade, clicar no banner "Eleições AMB" e depois em "VOTE AQUI". Nessa área do portal, é possível resgatar as informações para acessar o sistema de votação.

Outro problema que pode ocorrer é o bloqueio pelo sistema de tecnologia dos tribunais. Nesse caso, os filiados devem entrar em contato com o departamento de TI de seu tribunal. O e-mail foi enviado pelo destinatário [email protected], com o assunto "Eleições da AMB 2016 – Instruções para votação".

Primeiro a se candidatar
O juiz Jayme Martins de Oliveira foi o primeiro a se candidatar à presidência da AMB, registrando sua chapa no dia 5 de setembro. Integram o grupo como vice-presidentes os magistrados Renata Gil de Alcantara Videira (Amaerj), Heyder Tavares da Silva Ferreira (Amepa), Maria Isabel da Silva (Amagis -DF), Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira (Amab), Nelson Missias de Morais (Amagis-MG), José Arimatéa Neves Costa (Amam), Paulo César Alves das Neves (Asmego), Francisco Borges Ferreira Neto (Ameron), Julianne Freire Marques (Asmeto), Jerson Moacir Gubert (Ajuris) e Gisela Ávila Lutz (Amatra I).

Divulgação/Apamagis
Jayme Martins de Oliveira, atual presidente da Apamagis, disputa a presidência da AMB.
Apamagis

Já para as coordenadorias, concorrem Frederico Mendes Júnior (Amapar), na Justiça estadual; Diego Petacci (Amatra II/SP), na Justiça do Trabalho; Renata Andrade Lotufo (Ajufe), na Justiça Federal; Paulo Adib Casseb (Amajme), da Justiça Militar; e lemer Ferraz Moulin (Amages), pelos aposentados.

Já no Conselho Fiscal participam Helvécio de Brito Maia Neto (Asmeto), Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira (Apamagis) e José Anselmo de Oliveira (Amase).

Segundo registro
O segundo a se candidatar foi Gervásio Protásio dos Santos Júnior. Ele registrou sua chapa no dia 12 de setembro. Fazem parte do grupo como vice-presidentes Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho (Amepe), Nartir Dantas Weber (Amab), Ícaro Carvalho de Bem Osório (Ajuris), Cássio André Borges dos Santos (Amazon), Leonardo Lúcio Freire Trigueiro (Amapi), José Carlos Kulzer (Amatra 12), Sandro Pitthan Espíndola (Amaerj), Fernando Antonio Prazeres (Amapar), Júlio César Machado Ferreira de Melo (AMC), Marcos Coelho de Sales (AMPB) e Alexandre Quintino Santiago (Amagis-MG).

Divulgação
Gervásio Protásio dos Santos Júnior é presidente da AMMA.
Reprodução

Para as coordenadorias são integrantes da Justiça estadual, Sebastião Coelho da Silva (Amagis-DF); da Justiça do Trabalho, Rodrigo Trindade de Souza (Amatra 4); da Justiça Federal, Rogério Favreto (Ajufergs); da Justiça Militar, Fábio Duarte Fernandes (Amajme); e dos aposentados, Haroldo da Gama Alves (Amatra 8).

Participam do Conselho Fiscal Valdeíse Maria Reis Bastos (Amepa), Marcos de Oliveira Pinto (Amase) e José Hercy Ponte de Alencar (ACM).

Terceiro a entrar na disputa
Também no dia 12 de setembro, o juiz Michel Curi e Silva registrou sua candidatura. Disputarão o pleito como vice-presidentes Alexandre Augusto Quintas (Amajme), Arielson Ribeiro Lima (Amepa), Edir Josias Silveira Beck (AMC), Eduardo Luiz Rocha Cubas (filiação direta à AMB – DF), Irineu Jorge Fava (Apamagis), Ludmila Lins Grilo (Amagis-MG), Paulo Cesar Ribeiro Meireles (Apamagis), Robson Celeste Candelorio (Amamsul), Rogério Carlos Demarchi (AMC), Ronie Carlos Bento de Sousa (filiação direta à AMB – GO) e Walter da Silva (Apamagis).

Reprodução
Michel Curi e Silva registrou sua chapa no dia 12 de setembro, último dia do prazo para apresentação de candidaturas.
Reprodução

Os integrantes das coordenadorias são: Luiz Gomes da Rocha Neto (Amepe), na Justiça estadual; Roberto Wanderley Nogueira (filiação direta à AMB – PE), na Justiça Federal; Andrea Keust Bandeira de Melo (filiação direta à AMB – PE), na Justiça do Trabalho; Jorge Luiz de Oliveira da Silva (Amajme), na Justiça Militar; e Eduardo Guimarães Pessôa (Amaerj), representando os aposentados.

Para o Conselho Fiscal, participam Marcus Vinicius Garcia da Silva (Amab), Paulinne Simões de Souza (Amamsul) e Vinícius da Silva Pereira (Amagis-MG). Com informações da Assessoria de Imprensa da AMB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!