Segurança no trânsito

Justiça do RS determina que motoristas profissionais façam exame toxicológico

Autor

28 de março de 2016, 14h54

Os motoristas de categorias profissionais no Rio Grande do Sul terão de se submeter a exame toxicológico na hora de emitir ou renovar a habilitação. A decisão é da 3ª Vara Federal de Porto Alegre. Segundo a sentença, a medida pode trazer mais segurança ao trânsito. Cabe recurso.

O exame foi solicitado pela Advocacia-Geral da União depois que o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul ajuizou ação contra a Deliberação 145/2015 do Conselho Nacional de Trânsito, que tornou obrigatória a apresentação do laudo toxicológico para a expedição, renovação e alteração da Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E.

O Detran alegou que não haveria tempo hábil para divulgar a modificação aos motoristas atingidos e que também não tinha número suficiente de postos de coletas. Por isso, defendeu a criação de laboratórios credenciados no estado, sob pena de morosidade e custos elevados, e destacou que o prazo previsto para a entrega dos resultados seria de 10 a 15 dias, período no qual o motorista estaria impedido de dirigir.

A União, por sua vez, argumentou que a exigência já é conhecida, sendo que ocorreram sucessivas prorrogações de sua aplicabilidade para adequação de aspectos técnicos. Afirmou ainda que há pontos de coleta suficientes no estado para atender a demanda de exames sem prejuízos à atividade — são 151 pontos de coleta espalhados por 59 municípios gaúchos.

Segundo a AGU, o exame "não se traduz em emperramento da máquina administrativa, pois funciona basicamente no sistema de credenciamento para prestação de serviços, com utilização de toda uma estrutura já existente".

A 3ª Vara Federal de Porto Alegre acatou os argumentos da União e reconheceu que o número de pontos de coleta é suficiente, ao menos para dar início à aplicação da Lei 13.103/15, que estabelece a necessidade do exame. A decisão também ressaltou a importância da legislação para a segurança do trânsito tendo em vista que os acidentes com veículos pesados de carga e passageiro representariam cerca de 40% dos sinistros com vítimas fatais em rodovias brasileiras.

"Ademais, a própria Lei 13.103/2015 fixou os prazos para a exigência do exame toxicológico, de forma que não há a possibilidade de todos os condutores se enquadrarem na mesma situação, fazendo concluir que a exigência será cumprida gradativamente, de acordo com a situação de cada condutor", diz a sentença. Com informações da Assessoria de Imprensa da AGU.

Processo 5014854-43.2016.4.04.7100/RS

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!