Consultor Jurídico

Artigos

Opinião

Vontade da maioria é insuficiente para formar a democracia

Comentários de leitores

5 comentários

opa!

Almir Sater (Prestador de Serviço)

"Caso o representante não faça jus à confiança que nele foi depositada, cabe ao povo decidir, por meio do Judiciário ou do Legislativo, se o mandatário perdeu a legitimidade de exercício do poder". - finalizou o texto atirando uma pá de cal sobre o argumento que tentou ser passado: voto de desconfiança não existe no Brasil. Faça uma pec, altere-se o regime para parlamentarista que dai o articulista pode começar a ter alguma razão.

Resumindo

Eududu (Advogado Autônomo)

Ainda que a maioria do povo possa não se preocupar com o cumprimento da Constituição e das Leis, não podem os eleitos governarem sem a observância das normas legais.

Não é a maioria do povo, nem um grupo de artistas, juristas ou intelectuais que dirá se houve ou não crime de responsabilidade imputável à presidente. É a Constituição e as Leis que devem ser "ouvidas".

Por isso a denominação de "Estado Democrático de Direito".

Brilhante o artigo.

Abrangente

O IDEÓLOGO (Outros)

Um artigo abrangente do Dr. Elton, um intelectual puro.

Kelsen diz o contrário

André (Estagiário - Empresarial)

Sem contar que a maioria, do ponto de vista da teoria política, não é instituto para ser invocado em questões menores, mas sim na tomada de decisões gerais e abrangentes, como no caso da escolha dos representantes (eleição), da votação das leis e inclusive dos valores que orientam a coletividade. Isso não se confunde com o bem comum que é a finalidade de toda decisão política.
Orientado pelo bem comum um agente político pode ir contra o desejo da maioria, e isso não representará ofensa nenhuma à democracia. O mesmo já não pode ocorrer quando se fala em maioria no sentido da formação da "vontade do povo", do qual emana toda a autoridade. Nesse caso, um atentado contra essa vontade seria um ataque à democracia.
Em suma, a vontade da maioria é, e não há outra, a base inexorável da democracia.

qualquer um

afixa (Administrador)

Que escrever algo contra. Lava jato. Impeachment....
Conjur publicar.

Comentar

Comentários encerrados em 4/04/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.