Reforma eleitoral

Partidos com mais de nove deputados devem ser convidados para debates

Autor

24 de março de 2016, 16h52

Os partidos políticos que possuem mais de nove deputados federais devem ser obrigatoriamente convidados a participar de debates eleitorais, de acordo com o artigo 46 da Lei das Eleições. A medida foi confirmada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral em sessão administrativa.

O Plenário entendeu também que, no caso de uma chapa majoritária, em que o titular e o vice são de partidos diferentes e coligados, vale a soma dos deputados federais eleitos por cada uma das legendas para contabilizar o número mínimo de nove deputados.

A exigência de participação nos debates veio com a nova redação dada ao artigo 46 pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei 13.165). Dessa forma, o tribunal respondeu à consulta feita pelo diretório nacional do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Sem exclusões absolutas
O TSE também respondeu, nos mesmos termos, a uma outra consulta sobre o assunto, apresentada pelo deputado federal Sarney Filho (PV-MA). Porém, no caso, o Plenário considerou prejudicada a terceira pergunta feita pelo parlamentar.

Ao apresentar seus votos-vista nas consultas, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, enfatizou que o artigo 46 da Lei das Eleições “não promove a absoluta exclusão das legendas minoritárias dos debates eleitorais”.

O ministro destacou que “os órgãos e os meios de comunicação poderão convidar todos os candidatos, independentemente do número de parlamentares que tenha [o partido]. Essa discriminação é apenas para a obrigatoriedade do convite”.

No caso de chapa majoritária, em que o titular e o vice são de partidos coligados, Toffoli disse que, “sendo a chapa unitária, não há como excluir a soma [dos números de deputados federais eleitos pelos partidos] do candidato a prefeito e do candidato a vice”. Isso porque, lembrou o ministro, dispositivo da Lei das Eleições estabelece que as coligações têm obrigações e prerrogativas próprias de um partido político com relação ao processo eleitoral. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!