Tudo como está

Partido pede que STJ proíba troca de agentes da PF na "lava jato"

Autor

21 de março de 2016, 16h58

Recentes declarações do novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, motivaram o PPS a provocar o Superior Tribunal de Justiça para evitar qualquer deslocamento de integrantes da Polícia Federal que participem das investigações da operação “lava jato”. O partido considera evidente a “vontade do governo federal de sufocar o andamento” do caso, depois de entrevista publicada no jornal Folha de S.Paulo no último sábado (19/3).

Reprodução
“Se eu tiver um cheiro de vazamento, eu troco a equipe”, declarou Aragão à Folha.

Questionado sobre o que faria se algum servidor da Polícia Federal vazasse informações sigilosas, Aragão afirmou que trocaria a equipe se “cheirasse” qualquer indício. “Não preciso ter prova. A PF está sob nossa supervisão. Se eu tiver um cheiro de vazamento, eu troco a equipe.”

O PPS ajuizou mandado de segurança nesta segunda-feira (21/3) e quer uma liminar para evitar qualquer ato administrativo nesse sentido, com o objetivo declarado de proteger “direitos difusos da sociedade brasileira”.

Embora a PF não tenha independência funcional, a sigla afirma defender a autonomia das investigações. Diz ainda que Aragão, ao falar em afastamento sumário, ofende o princípio do devido processo legal, pois tal tipo de medida só poderia ser adotada após o direito à ampla defesa e ao contraditório em processo administrativo disciplinar. A relatora do pedido é a ministra Assusete Magalhães.  

A legenda já moveu ação no Supremo Tribunal Federal para anular a nomeação do subprocurador da República como ministro. Na reclamação, alega que Aragão não poderia assumir o ministério sem deixar a carreira do Ministério Público.

Embora ele tenha ingressado na instituição antes de 1988, o partido entende que fica submetido às mesmas proibições aplicadas aos que entraram depois da promulgação da Constituição Federal — motivo que afastou o antecessor, o procurador de Justiça Wellington César Lima e Silva.

Clique aqui para ler a petição.
MS 22.498

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!