Corte completa

Antonio Saldanha e Joel Paciornik tomam posse no STJ no dia 6 de abril

Autor

17 de março de 2016, 8h33

A posse de Antonio Saldanha Palheiro e Joel Ilan Paciornik como novos ministros do Superior Tribunal de Justiça será no dia 6 de abril, às 18h. Eles vão substituir os ministros aposentados Sidnei Beneti e Gilson Dipp, respectivamente.

Aprovados em sabatina pelo Senado na semana passada, os magistrados foram nomeados pela presidente Dilma Rousseff em ato publicado na edição de terça-feira (15/3) do Diário Oficial da União. Os novos ministros ocuparão vagas na 3ª Seção do STJ, que trata apenas de matéria penal. É onde costumam surgir as vagas, já que a maioria dos ministros fica nas cadeiras das turmas criminais até abrir espaço em outra, principalmente por causa da demanda, sempre alta e urgente.

O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais; um terço de desembargadores provenientes dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.

Reprodução
Perfis
Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (turma de 1975), Antonio Saldanha Palheiro é mestre em Direito pela mesma instituição. Ingressou na magistratura em 1988 e tomou posse, em 2003, como desembargador do TJ-RJ, no qual compõe a 5ª Câmara Cível.

Reprodução
Joel Paciornik graduou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba (1987) e é mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro da Corte Especial do TRF-4, onde ingressou em 2006, e magistrado desde 1992. Já foi diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná e juiz do Tribunal Regional Eleitoral paranaense. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!