Consultor Jurídico

Promoção de desembargador substituto obedece a critérios objetivos

16 de março de 2016, 15h22

Por Redação ConJur

imprimir

Os tribunais devem seguir critérios objetivos na hora de promover seus juízes, ainda que seja para ocupar cargo temporário. Foi o que decidiu o Conselho Nacional de Justiça ao julgar um procedimento de controle administrativo movido pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região.

A ação questionava o procedimento do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE) para escolher os substitutos dos desembargadores. A entidade também discute a escolha de um mesmo magistrado de forma sucessiva para substituição de um desembargador que está atuando no Tribunal Superior do Trabalho.

Pelo regimento interno do TRT-7, a escolha do substituto de desembargador deve ser feita entre todos os juízes do Trabalho que estejam em dia com o serviço e não tenham sofrido punição há pelo menos um ano nem estejam respondendo a processo cujo resultado possa implicar em perda do cargo. É selecionado para atuar na segunda instância o juiz que obtiver votos da maioria absoluta dos membros do tribunal.

Para o conselheiro Norberto Campelo, que relatou o caso no CNJ, o regimento do tribunal não contém critérios objetivos suficientes para que a escolha seja impessoal e eficiente. De acordo com ele, o CNJ tem diversos precedentes fixando a obrigação dos tribunais de adotarem a alternância entre antiguidade e merecimento e seguirem critérios objetivos para a seleção.

Nesse sentido, o conselheiro destacou a Resolução 106 do CNJ, que estabelece um procedimento simplificado e critérios objetivos para promoção por merecimento. Segundo Campelo, essas regras também devem ser aplicadas às promoções provisórias.

O relator votou no sentido que o tribunal deveria alterar seu regimento interno. Por unanimidade, então, o CNJ determinou que o TRT-7 informe, em 60 dias, o resultado da revisão e inicie novo procedimento para convocação de um juiz, em 30 dias, para substituir o desembargador convocado no TST. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Processo 0005214-11.2014.2.00.0000