Consultor Jurídico

Inadimplência contumaz

Devedor de pensão pode ter nome incluído em cadastros de restrição de crédito

Retornar ao texto

Comentários de leitores

4 comentários

Falta do quê?

Daniel André Köhler Berthold (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Em geral, o que falta, ao devedor de alimentos, é vontade de pagar, não dinheiro, tanto que, quando é possível a prisão, quase sempre ocorre o pagamento assim que a prisão é executada.

Devedor de alimentos inadimplente

Cristiane Martins Lima (Estudante de Direito - Civil)

Infelizmente, alguns devedores de alimentos são conscientes do débito e não tem a mínima vontade de honrar com seu compromisso, e as razões, são várias. Trabalho na área de família e vejo casos notórios de devedores que possuem condições financeiras mas tentam de todas as formas frustrar qualquer tentativa de cobrança do débito deixando os filhos à mercê do acaso. Para os filhos, a inclusão do nome do devedor dos alimentos no SCPC e SERASA é mais uma tentativa de recebimento do que lhes é devido, já que amor, não há Lei que obrigue o genitor a dar. Quem ama, cuida!

Ferramenta importante

RVilela (Estagiário - Civil)

Concordo com o comentário acima, porém, se olharmos para os casos de fraude, em que o devedor da pensão tem condições para o pagamento, mas usa de subterfúgios para fraudar o pagamento, uma restrição a sua confiabilidade creditícia seria uma interessante ferramenta, sendo evidente que se pode banalizar esse caminho. Porém, ficará a critério do magistrado decidir sobre isso.

Cadastro negativo, um tiro no pé.

PEREIRA (Advogado Autônomo)

Se houve todo tipo de tentativa para obter o pagamento da pensão significa que o devedor não tem dinheiro para tal desiderato. O cadastro negativo só piora a situação do devedor, sem ter um sentido lógico. Protestar e inserir o nome do devedor no cadastro negativo, numa situação dessa, impede que o devedor tenha cartão ou que consiga crédito, não possa abrir conta bancária, ou seja, não vai receber mesmo. É preciso pensar corretamente o autor pretende receber ou impedir o devedor de retomar sua vida e conseguir o dinheiro para pagamento do débito?

Comentar

Comentários encerrados em 20/03/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.