Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Impropriedade da acusação

Denúncia contra João Vaccari Neto é "absurda", diz defesa do petista

A defesa de João Vaccari Neto, feita pelo advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, classificou de “absurda” a denúncia oferecida pelo Ministério Público de São Paulo contra ele. Já o pedido de prisão preventiva foi chamado de “descabido” pelo criminalista, em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (11/3).

Vaccari Neto foi denunciado junto com Lula pelo Ministério Público de São Paulo. 
Reprodução

Vaccari foi presidente do sindicato dos bancários de São Paulo e também presidiu a Bancoop, uma cooperativa da categoria para incorporações residenciais. A mesma denúncia oferecida contra Lula na quinta-feira (10/3) abrange Vaccari. O crime ali descrito é que a Bancoop prejudicou seus cooperados ao vender apartamentos que estavam sob seu controle à construtora OAS.

D’Urso, no entanto, esclarece que Vaccari, que também foi tesoureiro do PT, deixou a Bancoop em 2010, e a denúncia do MP-SP se reporta a fatos posteriores. “Quanto ao fato de a empreiteira OAS assumir alguns empreendimentos da Bancoop, isto se deu por escolha e decisão dos próprios cooperados da Bancoop, em assembleias realizadas por eles, devidamente homologada pela Justiça, sem nenhuma decisão ou intervenção do Sr. Vaccari.”

O advogado ainda explica que os mesmos fatos narrados na denúncia já estão sendo investigados pela 5ª Vara Criminal de São Paulo. E nesse processo jamais foi pedida a prisão preventiva de Vaccari, “o que reforça a impropriedade dessa nova denúncia”. 

Clique aqui para ler a nota do advogado Luiz Flávio Borges D'Urso.

Revista Consultor Jurídico, 11 de março de 2016, 18h52

Comentários de leitores

3 comentários

Quem não tem argumentos ataca instituições

CAJORGE (Advogado Autônomo - Criminal)

O advogado deveria falar apenas nos processos em que atua sem atacar as instituições públicas. Ir para a imprensa dizer que tal pedido, seja do MP, seja da PF ou uma decisão do Juiz desfavorável a seu cliente é absurda, ilegal ou inconstitucional é confissão de culpa.
Qualquer decisão equivocada pelo membros das instituições citadas tem como ser reparadas em instancias superiores e não pelos órgãos de comunicação.
Se não tem argumentos técnicos para atacar a decisão em instancia superior é porque os fatos narrados são verdadeiros ou pelo menos possuem indícios de verdade.
D'Urso pode ser um excelente advogado, mas esta a agir como um advogado inicio de carreira. Grita, esperneia, braveja atira para todos os lados, mas não conseguiu derrubar nenhuma das decisão contra seus "clientes" até agora.
Enlamear juízes promotores policiais federais não é uma boa técnica de defesa. É no linguajar jurídico, nada mais do que o exercício do "jus sperdiandes"

Jurispolitica

Vladimir de Amorim silveira (Advogado Autônomo - Criminal)

Juízes bolivarianos

Esperneio...

Gabriel da Silva Merlin (Advogado Autônomo)

É engraçado como tudo contra os investigados na lava jato é absurdo e contrario a um estado de direito, eu confesso que nunca vi tanta gente inocente sendo injustiçada (obviamente que isso é ironia).

Comentários encerrados em 19/03/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.