Consultor Jurídico

Comentários de leitores

86 comentários

Nada serve

bradock7 (Outros)

Para o articulista tudo que um juiz faz é imoral, ilegal ou engorda.
Quando NCPP, se vier na linha de pensamento réu coitadinho forever, prepare-se para se mudar para o Paraguai.

Gostaria de saber a opinião do colunista

Antônio dos Anjos (Procurador Autárquico)

Gostaria de saber se a opinio seria a mesma se o conduzido fosse o FHC ou o Aécio Neves? Outra coisa, porque não uma coluna comentando a falta de imparcialidade do STF no caso de julgamento das ações Cunha e Calheiros?
Francamente, mais um jurista bolivariano que se revela.
No caso do MPSP, o ex-presidente movimentou deputados, que pararam os trabalhos parlamentares para entrarem com representação no CNMP contra o respectivo promotor.
Houve coluna? Não.
E o tapetão do impeachment no STF? Alguma manifestação? Não...
Lamentável ver o quão a academia brasileira se rende a uma ideologia fracassada, que somente atrasou o Brasil.
Sobral Pinto deve estar se revirando no túmulo.

Despacho

Ferret (Bacharel)

http://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/juiz-sergio-moro-mandou-policia-federal-nao-algemar-nem-filmar-lula.html

Trecho do Despacho do S. Moro

Igor Drumond (Assessor Técnico)

Retirei do Jota.info

"Com essas observações, usualmente desnecessárias, mas aqui relevantes, defiro parcialmente o requerido pelo MPF para a expedição de mandado de condução coercitiva para colheita do depoimento do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Evidentemente, a utilização do mandado só será necessária caso o ex-Presidente convidado a acompanhar a autoridade policial para prestar depoimento na data das buscas e apreensões, não aceite o convite.

Expeça-se quanto a ele mandado de condução coercitiva, consignando o número deste feito, a qualificação e o respectivo endereço extraído da representação.

Consigne-se no mandado que NÃO deve ser utilizada algema e NÃO deve, em hipótese alguma, ser filmado ou, tanto quanto possível, permitida a filmagem do deslocamento do ex-Presidente para a colheita do depoimento.

Na colheita do depoimento, deve ser, desnecessário dizer, garantido o direito ao silêncio e a presença do respectivo defensor.

O mandado SÓ DEVE SER UTILIZADO E CUMPRIDO, caso o ex-Presidente, convidado a acompanhar a autoridade policial para depoimento, recuse-se a fazê-lo."

E a "limpa" no Instituto Lula foi o que?

Gabriel da Silva Merlin (Advogado Autônomo)

Já foi amplamente noticiado que antes da operação da PF foi feito uma "limpa" no Instituto Lula, somente isso já seria motivo mais do que suficiente para ter sido decretada a prisão preventiva do Lula, pois tenta claramente atrapalhar as investigações.

Nesse contexto a condução coercitiva foi muito mais um privilégio dado ao Lula do que algo ilegal ou inconstitucional.

Desvio de foco?

Carlos Bevilacqua (Advogado Autônomo)

A condução coercitiva jamais deve ser aplicada no caso do cidadão convidado, notificado ou intimado a depor, se colocar inteiramente à disposição da justiça. Contudo, é de causar estranheza que o mesmo cidadão tenha antes demonstrado claramente o contrário, impetrando por seus advogados diversas ações ou manobras para se furtar, recursar ou resistir a obrigação de depor, notadamente quando as investigações versarem sobre os supostos furtos ou desvios de recursos públicos.

Isso poderia, por lapso ou não, ter precipitado a PF a utilizar-se dessa medida extrema? Sei lá...

Mas cumpre frisar que isso tudo, aliado a discursos de cunho político-demagógico-espetacularizante feitos a convertidos-militantes, poderia ser um dos meios de desviar atenções do foco principal que é a imprescindível apuração de possíveis desvios de conduta e de quem são os implicados em improbidade administrativa e na má gestão pública.

Comentar

Comentários encerrados em 12/03/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.