Solução alternativa

Estado de São Paulo ganha primeira Câmara Privada de Mediação e Conciliação

Autor

1 de março de 2016, 9h30

Com o objetivo de diminuir o número de processos judiciais no estado de São Paulo, será inaugurada nesta sexta-feira (4/3) a 1ª Câmara Privada de Mediação e Conciliação, cadastrada no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Chamada de Juspro, a câmara atuará de forma presencial e online. “Nosso foco é a desjudicialização, porque com 25,5 milhões de processos em tramitação em São Paulo torna-se necessário encontrar novas alternativas. Entendemos que as pessoas precisam se compor para solucionar conflitos fora do Judiciário, de forma rápida, segura e a um custo acessível”, explica Tae Young Cho, advogada e Diretora da Juspro.

Segundo o advogado Ricardo Freitas, a expectativa neste primeiro ano é atender cerca de 50 mil casos, principalmente via online, já que hoje mais da metade da população brasileira tem acesso à internet, além de ser uma comodidade. “Será possível realizar centenas de audiências ao mesmo tempo, por conta da estrutura eletrônica disponível, que incluirá até plataformas móveis, como o smartphones e tablets.”

Para ter acesso à Juspro, o interessado entra em contato pelo site (que deve entrar no ar na sexta-feira) e expõe seu problema. Se houver interesse da outra parte em fazer um acordo, será agendada uma audiência online ou presencial para a busca da solução. No caso da mediação, a solução entre as partes é mediada por um terceiro, neutro e imparcial. Já na conciliação, o terceiro tem uma postura mais ativa, propondo solução às partes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!