Áudios comprometedores

Romero Jucá fala em acordo para deter "lava jato" que envolveria STF, diz jornal

Autor

23 de maio de 2016, 13h54

Romero Jucá (PMDB) estaria tentando barrar as investigações da operação “lava jato”, aponta o jornal Folha de S.Paulo, que nesta segunda-feira (23/5) publicou trechos de diálogos que o ministro do Planejamento teve com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Nas gravações, Jucá ressalta que conversou com ministros do Supremo Tribunal Federal sobre parar a investigação, classifica de “violento” o ato dos procuradores de São Paulo de conduzir o ex-presidente Lula de forma coercitiva para depoimentos e indica que Teori Zavascki é fechado e não influenciável.

As gravações foram captadas no mês de março e estão com a Procuradoria-Geral da República. No trecho no qual Jucá fala sobre suas conversas com os ministros, ele insinua que ministros da corte colocavam o afastamento da presidente Dilma Rousseff como condição para a operação “lava jato” arrefecer. “Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'Ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca'. Entendeu? Então…”, disse o ministro do Planejamento.

O trecho mais incisivo que indica uma vontade de interferir nas investigações é quando Jucá e Machado estão falando sobre delações premiadas. O ministro então diz: “Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”. O ex-presidente da Transpetro relata estar com medo de que Rodrigo Janot, procurador-geral da República, vá atrás dele para chegar aos peemedebistas.

Machado fala que colocar Michel Temer no poder promoveria um “grande acordo nacional”. Jucá concorda e acrescenta: “Com o Supremo, com tudo”. Machado ainda diz que isso pararia tudo, e o ministro finaliza: “É. Delimitava onde está, pronto”.

Para se defender, Romero Jucá concedeu entrevista coletiva nesta segunda em Brasília. Negou que tenha tentado obstruir as investigações da operação “lava jato” e disse que não vai pedir afastamento do cargo.

“Nunca cometi e nem cometerei qualquer ato para dificultar qualquer operação, seja 'lava jato', ou qualquer outra. Da minha parte, sempre defendi e explicitei e apoiei com atos a operação ‘lava jato’. A política terá uma outra história depois da operação ‘lava jato’”, disse o ministro.

Posição da OAB
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil já se manifestou sobre o episódio. O presidente Claudio Lamachia diz ter alertado "para o risco de pessoas sob suspeita, investigadas pela operação ‘lava jato’, estarem no primeiro escalão do governo federal". "A ‘lava jato’ precisa acontecer com independência e celeridade. A sociedade clama por respostas rápidas."

Lamachia defende que os investigados pela “lava jato” não podem ser ministro de Estado, "sob o risco de ameaçar a chance que o Brasil tem de trilhar melhores rumos". "Qualquer ação suspeita praticada pelos ministros investigados colocam o governo todo em xeque", argumenta.

Por fim, ressalta que os cidadãos têm direito à ampla defesa e ao devido processo legal, mas que os "investigados devem poder se defender sem, para isso, comprometer a credibilidade das instituições". 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!