Carreira no Judiciário

Raupp Rios e Salise Sanchotene tomam posse como desembargadores do TRF-4

Autor

17 de maio de 2016, 14h50

Os juízes federais Salise Monteiro Sanchotene e Roger Raupp Rios tomaram posse na tarde dessa segunda-feira (16/5) como desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A solenidade ocorreu no Plenário do tribunal, em Porto Alegre, e foi coordenada pelo presidente da corte, desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado.

Primeiro a falar, Rios assumiu um compromisso com a Constituição e com a substância da democracia, que são os direitos humanos e fundamentais. Direitos esses, salientou o novo desembargador, “que para todos os agentes estatais, começando por nós, juízes, não são questão de simpatia ou de preferência política, de ideologia ou de sentimento, de sermos rotulados como conservadores ou progressistas’’.

Salise ressaltou a importância da interação com as partes no processo para a formação do magistrado. “Entrar em contato com as pessoas e seus problemas, sair da zona de conforto e perceber que a realidade é bem mais rica que os livros jurídicos é o que nos faz crescer como profissionais”, afirmou.

Trajetórias
Natural de Porto Alegre, Rios formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado em Direito pela Universidade de Paris II. Ingressou na magistratura federal em 1994. Foi vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do RS (1999-2000) e integrou a Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais no RS (2004-2005). No TRF-4, já atuou em auxílio à Vice-Presidência (2012-2013) e à Corregedoria Regional (2005-2007 e 2015-2016). É professor e autor de diversos livros e artigos na área dos Direitos Humanos. Raupp Rios atuará na 5ª Turma, especializada em Direito Previdenciário.

Salise Monteiro Sanchotene nasceu em Itaqui (RS) e é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS. Tem especialização em Direito Penal pela Universidade de Brasília e é doutoranda em Direito Público e Filosofia Jurídica pela Universidad Autónoma de Madrid. Em 1993, ingressou na magistratura federal, tendo sido diretora do Foro da Seção Judiciária do RS entre 2003 e 2005. Atuou como juíza auxiliar na Presidência do Supremo Tribunal Federal (2007-2008) e na Corregedoria Nacional de Justiça (2008-2010). No TRF-4, já atuou por diversos períodos como juíza convocada. Em 2011, foi a vencedora do VIII Prêmio Innovare, na categoria juiz individual, pelo projeto “Empregabilidade de Deficientes Visuais”. Salise fará parte da 6ª Turma, também especializada em Direito Previdenciário.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!