Vozes do Brasil

Dilma premia Lewandowski e Silvio Santos por mérito nas comunicações

Autor

6 de maio de 2016, 15h51

A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu homenagear cinco personalidades como forma de “reconhecer seus serviços relevantes prestados às comunicações”: o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal; Silvio Santos, dono do SBT; Renan Calheiros, presidente do Senado; Luiz Fernando Pezão, governador licenciado do Rio de Janeiro; e Cid Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação.

Todos serão reconhecidos no grau de “grã-cruz” da Ordem do Mérito das Comunicações. A lista foi publicada nesta sexta-feira (6/5) no Diário Oficial da União e inclui outras 51 pessoas, em diferentes categorias. Os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Aldo Rebelo (Defesa) são alguns dos membros natos.

Reprodução
Lewandowski foi escolhido para grau de "grã-cruz", ao lado de Silvio Santos, dono do SBT e "homem do Baú".
Reprodução

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, foi reconhecido no grau de “grande oficial”, ao lado da deputada federal Luiza Erundina (Psol), por exemplo. O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, está entre os selecionados para a classe “comendador”.

Um conselho se reúne todo ano, em janeiro, para sugerir novos agraciados. A definição oficial é do presidente da República — Dilma hoje é a grã-mestra da Ordem. O ministro das Comunicações, André Figueiredo, divide a função de chanceler com ex-comandantes da pasta, como Paulo Bernardo e Hélio Costa.

Conforme o Decreto 87.479/1982, que criou a homenagem, a insígnia da Ordem é constituída “por um círculo facetado em cinco partes, em metal dourado, com aberturas côncavas, formando um perfil estilizado da copa de uma antena e trabalhado em traços retos, paralelos concêntricos e em relevo”.

Clique aqui para ler a lista de nomes.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!