Consultor Jurídico

Comentários de leitores

7 comentários

Totens da Impropriedade

Zeno (Bancário)

Inscrições, totens de lojas e clubes sociais, estátuas do Cristo Redentor, deveriam estar submissas a critérios de admissibilidade legal. Além de conter abusos evitaria a poluição visual, mal gosto e impropriedades do direito e usurpação do espaço público. A retirada de tudo e de todos que provocam o bom senso e o bem coletivo seria polêmica mas estaria no caminho do justo. Limitar ao principal acesso - APENAS a velha e boa mensagem "Bem Vindo a ...." no pórtico ou em placa com a INDICAÇÃO DO MUNICÍPIO. Nas demais vias vicinais acessórias onde houvesse alguma relevância da atuação deste ou daquele grupo seriam admitidas de forma discreta as referências de todas e mais diversas agremiações. Mais informação e serviços e menos mármores e granitos é o que precisamos. Nem mais nem menos.

laico não é ateu...

frank_rj (Outro)

... mas também não é cristão. sempre que esse debate é posto, não faltam as afirmações de maioria e ateísmo X laicidade. nada mais impróprio. é o mesmo que aprovarmos o que ocorre no oriente médio, já que lá a maioria é adepto do islã. ademais, a porção não cristã dos brasileiros não é formada apenas por ateus.
a democracia brasileira pressupõe que ninguém deve ser submetido a rituais ou símbolos religiosos que não comungue. por isso os templos são locais protegidos e privilegiados.
a decisão é inconstitucional e deve ser reformada.

Estado Laico não é estado Ateu

Flávio Lawall (Advogado Autônomo)

"Democracia" diz respeito ao desejo (vontade) da maioria, assim, se a maioria é cristã ou tem suas origens no cristianismo, nada mais lógico que nos símbolos e preferências de um governo que os represente, sem impedir os demais (laico), prevaleça o cristianismo.

Laicidade vs Laicismo / Estado Ateu

Jeferson Vicente (Advogado Sócio de Escritório)

A laicidade é a separação entre o Estado e as confissões religiosas (o Estado não promove nem reprime religiões específicas). Laicismo é a postura tendente a afastar a religião do espaço público e da esfera pública. O Estado ateu é o Estado que proíbe ou reprime a religião. O Brasil é laico (tradição americana nos seus primórdios), e não laicista (tradição anticlerical francesa) ou Ateu (tradição comunista). Portanto, não é inconstitucional certas "manifestações religiosas genéricas". Mas o que são "manifestações religiosas genéricas"? R: Depende de cada povo, pois são manifestações relacionadas à cultura geral de um povo, como é o caso das menções genéricas a Deus, Jesus e a Cruz nos países ocidentais. Países amplamente democráticos, secularizados e laicos, como Inglaterra, Suécia e Noruega, nos quais as pessoas não recebem um tratamento inferior do Estado por causa das suas religiões, mantém símbolos religiosos em locais públicos. Portanto, a decisão do Tribunal está em perfeita consonância com a CF.

Usos e Costumes

Laura Nascimento (Servidor)

Nosso Estado após cerca de 300 anos passou a ser laico, mas isto não tira de nosso povo a manutenção dos usos costumes e tradições. O voto é auto-explicativo e muito bem colocado. Evidentemente que esta postura não se manteria se a frase fosse de algum modo vexatória, ofensiva ou leviana. Portanto aplaudo a decisão, aliás muito bem fundamentada. Não podemos, no Direito, ser hipócritas. Temos que espelhar o reflexo de nossa sociedade.

Já que perguntar não ofende...

Willson (Bacharel)

E se a placa dissesse que a cidade pertence a ogum, a Inri Cristo ou ao exu caveira? A laicidade do Estado valeria? Valeriam as permissões tácitas relativas ao sincretismo religioso brasileiro?

A laicidade não é respeitada nesse país

Igor Moreira (Servidor)

Ninguém está querendo desmentir as fundações católicas no Brasil. Assuma também os ônus, pois a Igreja promoveu verdadeiro genocídio neste país. Quanto ao processo, "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo" claramente direciona a municipalidade em favor do cristianismo, quando deveria se abster de promover ou subvencionar qualquer crença.
Aliás, a laicidade desse Estado está no papelzinho (a singela Constituição), mas longe da realidade, posto que são vários os Cristos Redentores, mas poucas as Iemanjás, Pretos-velhos, Satãs, Krishnas etc. Não estou a dizer que deveria fazer representações de todos, mas sim que não se faça de nenhum!

Comentar

Comentários encerrados em 4/07/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.