Sem voz

Inglaterra ignora corte europeia e impede presos de votar em referendo

Autor

20 de junho de 2016, 10h40

Na próxima quinta-feira (23/6), o Reino Unido vai desrespeitar a jurisprudência da Corte Europeia de Direitos Humanos mais uma vez. O país vai decidir se permanece ou não na União Europeia, mas os presos não poderão votar no referendo.

Há mais de dez anos, a corte europeia vem dizendo que o Reino Unido não pode impedir todos os presos de participar das eleições. Essa proibição generalizada viola o direito da sociedade de ter eleições livres, já que boa parcela da população fica de fora da votação, diz a corte.

Para se adaptar à jurisprudência europeia, basta o Reino Unido aprovar uma lei que restrinja o direito ao voto a apenas alguns presos. A duração da pena e a gravidade do crime podem ser usados como critério para decidir quem deixa de votar.

Até hoje, no entanto, a Inglaterra não fez nada para mudar sua legislação. Pelo contrário. O governo britânico se mantém firme no propósito de não deixar nenhum preso votar e ensaia até deixar a Corte Europeia de Direitos Humanos caso seja obrigado a mudar sua lei.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!