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Surpresa desagradável

Carro com defeito é responsabilidade de montadora e concessionária

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Comentários de leitores

4 comentários

FORD

Neusa Marina Freitas (Outros)

Estou com um problema desses com a FORD e com a KLINGER faz APENAS 8 ANOS!!!!! O carro zero quilômetro veio com bolhas de tinta na pintura e outros milhões de defeitos. Tentei administrativamente mas não quiseram conversar. Entrei com a ação e só faz esse pequeno tempo. Foram 7 anos só para nomear um perito. Feito o laudo, não foi aceito e por aí vai. Então, não é bem assim... Pode procurar pelo processo no TJ. Está no meu nome. Decepção total!!!!!

Duas fraudes e uma só compra!

Citoyen (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Sim, duas fraudes numa só compra. Porém, ainda custo, depois de 55 anos de advocacia, a acreditar que tal tipo de discussão ocorra no Judiciário brasileiro. Atribuo tal situação à extrema compreensão do Judiciário não só as relações comerciais com as MONTADORAS, como aquelas com a CONCESSIONÁRIA. Efetivamente, a responsabilidade da Concedente e da Concessionária É DEFINIDA pela LEI FERRARI. Estou certo que maior parte dos Colegas talvez não tenha ouvido falar nessa Lei, mas foi ela que, ao ser introduzida no MUNDO JURÍDICO, trouxe um pouco mais de luz ao ambiente das relações comerciais. Todavia, acho que o tempo apagou essas lembranças. É público e notório que a LOGISTÍCIA dos transportes de veículos novos, desde a Fábrica até à Concessionária é LONGA e, muitas vezes, com vários acidentes. Alguns, mais simples, alcançam a lataria e implicam um conserto simples. Outros, quando a carreta tomba, mais grave, com perda total. Mas, na própria COMISSÃO paga pela CONCEDENTE à CONCESSIONÁRIA já está embutido um custo de pequenos consertos. Quando eles são maiores, um telefonema da Concessionária à Concedente faz com que uma vistoria rápida do representante da Concedente resolva o assunto, demonstrado que o veículo chegou com algum incidente. Portanto, REAGIR a CONCESSIONÁRIA a uma LEGÍTIMA DAMANDA de PERDAS e DANOS é um ABUSO ao CÓDIGO do CONSUMIOR, por parte de AMBAS. Porque TUDO está COMPREENDIDO no PREÇO do VEÍCULO e nas COMISSÕES que a CONCESSIONÁRIA recebe por veículo. Assim, quando afirmo que o JUDICIÁRIO ainda é muito "concessivo", é que IMAGINO que o JUDICIÁRIO já DEVERIA CONHECER esse tipo de problema e as REAÇÕES que existem, que NÃO SÃO SOMENTE o EXERCÍCIO de um DIREITO SUBJETIVO, mas o EXERCÍCIO de um ABUSO.

Responsabilidade Montadora e Concessionária

João Carlos Toledo Júnior (Oficial da Polícia Militar)

Interessante a decisão do Superior Tribunal de Justiça, sendo que no ano de 2014 lembro de ter sido comentado pelo organizador e palestrante do curso "Responsabilidade Civil pelo produto na cadeia automotiva" (Dr. Cid Pavão Barcellos) esse posicionamento do Poder Judiciário, com embasamento no CDC....

Decisão acertada

Andre Panazzolo (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

O STJ caminhou bem. Tanto a montadora quanto a concessionária devem responder pela qualidade de seus veículos. As montadoras alemãs instaladas no País já vêm se preparando nesse sentido, contando com o apoio de profissionais especializados nessa área, conforme já noticiado pelo Conjur.
(http://www.conjur.com.br/2015-mar-31/cid-barcellos-garantia-veicular-exige-revisoes-sejam-feitas)
(http://www.conjur.com.br/2013-dez-15/cid-barcellos-cadeia-produtiva-forma-cadeia-responsabilidade-civil)

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