Direito virtual

De buscas integradas a centralização de tarefas, softwares miram advogados

Autor

16 de junho de 2016, 7h30

Diante de uma plateia de advogados, uma disputa acirrada foi travada em São Paulo na tarde desta quarta-feira (15/6). A cada meia hora, um empresário subia ao palco para argumentar por que seu software de gerenciamento de tarefas e buscas é o que facilita mais a vida do profissional do Direito e produz melhores resultados para seu trabalho. O evento era Congresso e Exposição de Tecnologia Jurídica, organizado pela Gestão Jurídica Empresarial (GeJur).

O destaque da tarde ficou por conta do UpMiner, um sistema que faz um devassa profunda na vida de pessoas físicas e jurídicas com muita rapidez. Eduardo Tardelli, CEO da empresa, primeiro demonstrou que ao digitar o nome de qualquer empresa ou pessoa, é quase automática uma resposta informando CPF ou CNPJ.

Uma busca pelo nome de Eike Batista logo mostrou cada uma das mais de 100 empresas das quais que o ex-marido de Luma de Oliveira é sócio. Isso é apresentado por ícone dispostos como uma teia de aranha. Ao clicar em cada uma das empresas, é possível conhecer seus outros sócios da empresa e seu CNPJ.

Impressionou ainda mais o público uma busca feita no nome de uma (corajosa) voluntária da plateia. Na tela, apareceram situação com a Receita Federal (regular); bens registrados; renda presumida; nome da mãe e irmão; possíveis endereços e telefones; e citações no Diário Oficial e sites de tribunais.

“A diferença para o advogado é que ele obtém em um click de mouse uma informação. Antes ele teria que catar milho e gastar tempo entrando em cada site, 'printando' tela. Isso gera economia de tempo e custo. O diferencial em relação aos outros é que a varredura do UpMiner é muito maior. Você dá um tiro e consegue várias informações de uma vez só. Os outros focam em algumas fontes e o advogado corre o risco de  lá na frente se deparar com uma informação que ele desconhece”, disse Tardelli para a revista Consultor Jurídico.

Atualização automática
O ProJuris tentou se destacar mostrando um olhar bem atento ao atividade-fim do advogado. O sistema cadastra e atualiza o andamento de processos no qual o advogado está envolvido de forma automática, utilizando apenas o número da Ordem dos Advogados do Brasil para a busca.

“Um grande diferencial é utilizar o legado de arquivos digitais da empresa para apresentar resultados. Legado de arquivos digitais, e-mails, planilhas… O diferencial do nosso sistema é resgatar tudo isso e colocar tudo numa plataforma só, para trabalhar com esses dados de forma sincronizada”, disse em entrevista Cristiano Luis da Silva, membro do departamento comercial da ProJuris.

Ambiente sistematizado
A aposta da Totvs com o seu Legal Desk é criar um ambiente digital hiper integrado para o advogado. A ideia é que ele praticamente não saia do Outlook para suas tarefas. Ali, além de receber e responder e-mails, é possível preencher o timesheet, consultar o andamento de processos, gerar fatura para o departamento de contabilidade e promover pesquisa de documentos como petições e decisões judiciais.

Como reforço, uma gerente do escritório de advocacia Souza Cescon relatou que os advogados têm aprovado o uso do Legal Desk e que o nível de cumprimento de prazos melhorou após ele ser adotado.

“Nosso software permite que o advogado faça o que ele faz de melhor que é elaborar peças e estudar os casos. Ele não tem que pensar muito o que fazer, onde clicar. É intuitivo e faz ele se concentrar na atuação da advocacia. E em gestão financeira, nosso software é o melhor, pois traz uma bagagem de boas práticas de 30 anos”, disse Ricardo Ribeiro, gerente da Totvs.

*Texto aletrado às 17h01 para correção de nome

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!