Direitos diferentes

Espanha pode negar pensão por morte para companheiro gay, diz corte europeia

Autor

15 de junho de 2016, 10h45

Os juízes europeus deram um passo para trás no reconhecimento dos direitos dos homossexuais. Nessa terça-feira (14/6), uma das câmaras da Corte Europeia de Direitos Humanos considerou válido negar pensão por morte para o companheiro gay. A decisão ainda não é definitiva.

A reclamação foi levada à corte por um cidadão espanhol que viveu em união estável com outro homem por 12 anos, até este morrer em 2002. Só em 2005 a Espanha aprovou o casamento entre homossexuais.

O companheiro reivindicou a pensão com base numa lei de 1981, que legalizou o divórcio no país. A mesma legislação estabeleceu que o homem e a mulher que viviam juntos na mesma casa, mas não eram legalmente casados porque não tinham podido se divorciar de outra pessoa, tinham direito à pensão.

A corte, no entanto, não se convenceu. Para os juízes, a lei de 1981 não liberou a pensão por morte para qualquer dupla que vivesse em união estável, mas apenas para uma determinada categoria impedida de se divorciar. Não é o caso dos gays, disse a corte. Os julgadores consideraram que não houve discriminação em negar a pensão para o companheiro sobrevivente.

Clique aqui para ler a decisão em inglês.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!