Ato ilegal

Parte não pode ser prejudicada por obedecer ato da administração pública

Autor

12 de junho de 2016, 7h51

Ninguém pode ser prejudicado por agir com base nas orientações ou normas editadas pela administração pública. Com esse fundamento, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ao julgar ilegal um ato executivo do presidente da corte — desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho —, manteve seus efeitos, para que as partes de um processo não fossem prejudicadas.

A decisão foi proferida na sessão da última segunda-feira (6/6). O ato questionado suspendeu, desde 1º de junho do ano passado, os prazos para todos os processos em tramitação, tanto na primeira como na segunda instância, que tivessem como parte a Furnas Centrais Elétricas. A medida foi motivada pela greve dos servidores da estatal e vigorou até o fim do movimento.

Diante disso, a distribuidora de energia elétrica Celg impetrou mandado de segurança para pedir a revogação do ato. A empresa é autora de duas ações que contestam uma cobrança no valor de R$ 207,1 milhão, feita pela Furnas. Ambas foram julgadas procedentes, mas as decisões não transitaram em julgado justamente em razão da suspensão dos prazos.

Furnas alegou que o mandado de segurança perdeu o objeto, já que o ato questionado foi suspenso com o fim da greve. Mas o desembargador Bernardo Garcez, que relatou o caso, rejeitou o argumento. “Permanece hígido o interesse de agir da impetrante, uma vez que pretende o reconhecimento da perda de prazo para ajuizamento de apelação por Furnas Centrais Elétrica, o que, consequentemente, acarretaria o trânsito em julgado das sentenças proferidas naqueles feitos”, afirmou.

Ao continuar o julgamento, o relator afirmou que a revogação do ato, como requereu a Celg, só poderia ser processada pela administração, pois o Judiciário não pode apreciar os critérios de conveniência e oportunidade administrativas que motivam a edição dessas normas. Contudo, é papel da Justiça apreciar a legalidade ou não dessas determinações.

O desembargador explicou que o artigo 98, inciso I, alínea "a" da Constituição Federal estabelece que as normas dos regimentos internos devem se submeter às leis do processo. No caso específico, o ato da presidência feriu o parágrafo 2º do artigo 183 do Código de Processo Civil, que confere ao juiz da causa a atribuição de analisar eventual pedido de suspensão de prazo justificado.

Segundo Garcez, não poderia o presidente do Tribunal de Justiça suspender prazos em processos de uma determinada parte porque, neste caso, a competência é do juiz da causa. Assim, o ato da presidência é ilegal, pois viola o princípio do juiz natural.

“Como se não bastassem a inconstitucionalidade e a ilegalidade do ato, a Corte de Uniformização tem jurisprudência consolidada no sentido de que ‘o movimento grevista não representa força maior capaz de ampliar ou devolver o prazo recursal da parte representada por membros das carreiras em greve’”, destacou.

Apesar disso, o relator votou pela manutenção dos efeitos do ato executivo, que retardaram o trânsito em julgado das decisões favoráveis ao autor. No voto, Garcez explicou que os atos administrativos gozam de presunção de legalidade e que as partes não podem ser prejudicadas porque agiram em confiança na conduta da administração pública.

“A presunção da legalidade dos atos administrativos somente é afastada com o pronunciamento judicial. Isso somente ocorreu com este julgamento. Como consequência, não há como acolher a pretensão da impetrante de reconhecer o trânsito em julgado das sentenças proferidas”, ponderou. 

Processo 0055904-78.2015.8.19.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!