Erro humano

TSE investiga erro em votação e troca todos os mesários na eleição deste ano

Autor

10 de junho de 2016, 14h26

Uma investigação sobre 40 mil votos das eleições de 2014 foi pedida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal. A assessoria do TSE informou que a equipe técnica do tribunal constatou que nomes de eleitores que justificaram a ausência no pleito apareceram entre os que votaram.

Gil Ferreira/SCO/STF
Gilmar Mendes pediu substituição de todos os mesários que participaram das últimas eleições.
Gil Ferreira/SCO/STF

Gilmar Mendes também pediu a substituição de todos os mesários que participaram das últimas eleições. Indícios apontam que a irregularidade por erro humano, pois a corte informou que nenhum problema foi encontrado nas urnas eletrônicas.

Grupo auxiliar
Justamente para melhorar as práticas da Justiça Eleitoral, o ministro Gilmar Mendes criou um grupo multitarefa para propor mudanças. O Conselho de Pesquisas e Estudos Eleitorais (CPEE) será formado por 13 especialistas de várias áreas para formular propostas visando o aperfeiçoamento da fiscalização e do controle das atividades eleitorais no pleito deste ano, que escolherá os representantes municipais.

Na primeira reunião do CPEE, na manhã desta terça-feira (7/6), o presidente do TSE explicou que os profissionais — que não são remunerados — vão contribuir para que a Justiça Eleitoral melhore em todos os sentidos. “Todos de alto nível”, disse o ministro, sobre o grupo formado por consultores políticos, jurídicos, econômicos, entre outras áreas. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!