Maior arrecadação

TJ-PE cria programa de ajuizamento de dívidas fiscais em lote

Autor

30 de julho de 2016, 7h18

Para permitir que as ações fiscais sejam ajuizadas automaticamente no PJe por meio das Certidões de Dívida Ativa, a equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Pernambuco desenvolveu um sistema de ajuizamento eletrônico em lote. O sistema desenvolvido promove um intercâmbio de informações entre os sistemas da Justiça e das procuradorias locais.

O objetivo é promover a cobrança e o consequente retorno financeiro para os municípios com débitos fiscais que sequer são ajuizados devido ao grande volume de demandas que acabam prescrevendo. O ajuizamento de cobranças de dívidas costuma ser feito individualmente, de forma física ou por meio do Processo Judicial eletrônico.

Gerente de arquitetura de software do TJ-PE, Cleber Moura explica ser comum que municípios baixem normas para não cobrar dívidas de menos de R$ 3 mil, para privilegiar as dívidas maiores pela grande quantidade de ações. “É uma quantidade muito grande e inviável de se fazer manualmente o ajuizamento, por isso a dívida acaba não sendo resgatada”, observou Moura.

O sistema já está implantado na procuradoria municipal do Recife e está em fase de instalação nas procuradorias do estado de Pernambuco e do município de Jaboatão dos Guararapes (PE). A Procuradoria Municipal de Recife recebe, por exemplo, uma média de 70 mil processos por ano referentes à cobrança de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e cerca de 30 mil sobre o Imposto Sobre Serviço (ISS).

O projeto, foi um dos finalistas da Maratona PJe, voltada para profissionais da área de TI dos tribunais, foi lançada em novembro de 2015 com o objetivo de desenvolver melhorias para o PJe. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!