Esfera civil

Vigilante condenado criminalmente em 1º grau não pode fazer curso de reciclagem

Autor

18 de julho de 2016, 15h49

Na esfera penal, uma pessoa só pode ser considerada culpada após o trânsito em julgado da sentença condenatória. Contudo, no campo cível, a condenação gera efeitos a partir da primeira instância.

123RF
123RF

Com esse entendimento, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) indeferiu Apelação de um vigilante de São Paulo e negou sua inscrição em curso de reciclagem profissional por ele ter sido previamente condenado por lesão corporal.

O autor da ação foi condenado por incidente em 2012 e teve, posteriormente, sua inscrição em curso para regularizar sua atuação profissional negada pela Polícia Federal. Ele recorreu à Justiça e, após perder em primeira instância, apelou ao TRF-3. O vigilante alegou que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

Entretanto, a Advocacia-Geral da União afirmou que, apesar do argumento se sustentar na esfera criminal, na esfera cível, o vigilante não reuniu os requisitos mínimos necessários à comprovação das condições de exercício de sua atividade, já que a legislação exige a inexistência de antecedentes criminais para o curso.

Ainda de acordo com a AGU, a atividade de vigilante requer o manejo de arma de fogo e, além do poder público ter o dever de efetuar a análise de vida pregressa dos candidatos para aferir a idoneidade exigida para a habilitação na profissão, o estatuto do desarmamento impede que pessoas com antecedentes criminais ou que estejam respondendo a inquérito policial ou processo criminal tenham porte de arma.

A 6ª Turma do TRF-3 acatou os argumentos da AGU e rejeitou o recurso do vigilante. Com informações da Assessoria de Imprensa da AGU.

Processo 0000201-15.2014.4.03.6100

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!