Venda de decisão

PF prende conselheiro do Carf acusado de pedir propina ao Itaú Unibanco

Autor

7 de julho de 2016, 13h09

Depois de ser denunciado pelo Itaú Unibanco por cobrar propina, o conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais João Carlos Figueiredo Neto foi preso em flagrante nesta quarta-feira (6/7). A ação, que faz parte de uma operação apelidada de quatro mãos, ocorreu no Shopping Iguatemi, em Brasília.

Em nota, a Polícia Federal informou que o flagrante ocorreu, de forma controlada, após autorização da 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. “Nesse tipo de ação, é aguardado um momento mais oportuno, do ponto de vista da produção de prova, para realizar a prisão do investigado.”

A ação não tem relação com a operação zelotes, de acordo com a PF. A zelotes investiga esquemas de venda de sentenças no Carf para beneficiar empresas multadas pela Receita Federal e de negociação de medidas provisórias a favor de empresas do setor automobilístico.

A assessoria do Itaú Unibanco disse que a instituição foi vítima de conduta inadequada do conselheiro que solicitou vantagens para beneficiar o banco em julgamento do Carf e acrescenta que, ao denunciar o crime, espera ter “contribuído com a identificação de conduta contrária à ética e à lei”. “Dados os princípios éticos e de transparência que norteiam nossa atuação, voluntariamente reportamos os fatos às autoridades competentes”. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!