Consultor Jurídico

Ordem e progresso

Bandeira do Brasil passa a ser obrigatória em divulgação de eventos e filmes

Retornar ao texto

Comentários de leitores

9 comentários

Finalmente

Anselmo Souza (Auditor Fiscal)

Nos Estados Unidos isso já acontece, finalmente o Brasil toma rumo, apesar de a lei rouanet ser inconstitucional, pois vincula receita de imposto à despesa, contrariando o art. 167, IV da Constituição. O fato de o empresário não entregar diretamente aos cofres públicos o que deve pagar de IR, e utilizar para financiar determinados programas, é vinculação de receita disfaçada de incentivo.

Bandeira Nacional

Luiz Aquino (Economista)

Ridículo e preconceituoso de algum jornalista comprometido com o PT associar a Bandeira Nacional, símbolo máximo do país, com a Revolução de 1964. Qualquer cidadão que estudou o primeiro ano de História do Brasil sabe que a bandeira do Brasil já existia décadas antes de 1964.
Provavelmente o "jornalista" acha que as logomarcas do PT - "Brasil um pais de todos", e outras mais recentes representam mais o país do que a Bandeira Nacional. Me poupe !!!

Com as minhas homenagens...

Florencio (Advogado Autônomo)

Lembram do tempo quando, antes de entrar na sala de aula formávamos no pátio da escola, em frente à bandeira brasileira, e cantávamos o hino nacional? Éramos felizes... Com minhas homenagens, Ana Lúcia!

Matéria pessimamente redigida

Flávio Ramos (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Temos aqui um ótimo exemplo do que *NÃO* é jornalismo.
Fomos informados de que saiu uma lei que obriga a exibição da bandeira nacional na divulgação de obras financiadas com recursos públicos. Será que isso também será necessário se um Estado ou município - ou seja, ente público fora do âmbito federal - apoiar uma obra? Não temos como verificar, porque a matéria não traz o texto nem o link para a Lei. Pior: nem sequer informa o seu número. Foi deixado de fora o dado mais básico e objetivo da notícia.
A lei determina que a bandeira seja exibida nos moldes determinados na Lei 5.700/1971, sancionada na época da ditadura. Houve remissão a uma lei revogada? Se a lei de 1971 ainda vige, então qual foi a regra da época da ditadura militar que foi retomada?
O importante para a matéria não é a informação, mínima e enviesada, mas a mensagem, que, como sói acontecer, está lá na primeira linha: o Brasil retomou uma regra da ditadura militar.
Editores, acordem, está faltando seriedade para a Conjur.

Para trás e de pé rapado

Simone Andrea (Procurador do Município)

Há anos atrás, li um magnífico artigo de Rubens Ricupero, intitulado "Para trás e de salto alto". Contava ele que certa vez, Ginger Rogers, diante de pergunta mais ou menos assim, como você se sente ao ser parceira do grande Fred Astaire, ela respondeu: "Eu faço o mesmo que ele, só que para trás e de salto alto", provando, com suas palavras, a estupidez grosseira da pergunta que lhe fora feita. O que gato tem a ver com peixe? É que esse excremento de lei faz-nos andar para trás, mas, ao invés de salto alto, descalços e de pé rapado. A ditadura militar só trouxe tortura, assassino, endividamento interno e externo, destruição das ferrovias, da educação pública (suprimiu o ensino obrigatório do Francês, que permitia à moçada de então ler coisas "perigosas"), e... a irresponsabilidade fiscal de gastar muito, mal e distribuir favores aos bajuladores do "rei". Igualzinho à presidente afastada. Enquanto isso, nos Estados Unidos, que nunca "precisaram" de tiranos, o cidadão americano tem o direito de queimar a bandeira americana, reconhecido pela Suprema Corte. Pensem nisso.

Ótimo

RAFAEL ADV (Procurador do Município)

ÓTIMO, chega de exibir bandeira vermelha... Melhor que isso, só quando voltarem a lecionar MORAL E CÍVICA nas escolas. abraço.

Uso da Bandeira

Jose Nacip Coelho (Servidor)

Isso mesmo Analucia.
Usar a Bandeira não é coisa de ditadura. Ninguém consegue ver um filme ou qualquer programa produzido pelos EUA que não tenha a Bandeira daquele país em cena.
Acho perfeitamente válido resgatar os símbolos e valores nacionais, tão vilipendiados nas últimas décadas. Que pena que nosso presidente interino não tenha sancionado a lei.

Bandeira brasileira

Plinio G. Prado Garcia (Advogado Sócio de Escritório)

Se, para tanto, fosse necessária minha aprovação, não a negaria.
Essa demonstração de civismo e patriotismo nada tem a ver com ditadura. Ditadura seria não permitir essa iniciativa.
Quem sabe se com um pouco mais de patriotismo não iremos dar mais valor ao nosso Brasil?

PArabéns pela iniciativa

analucia (Bacharel - Família)

O Brasil precisa resgatar os seus valores mais básicos em vez da balburdia que os comunistas, sociais democratas e marxistas fizeram neste país nos últimos 25 anos..

Comentar

Comentários encerrados em 15/07/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.