Regras da prova

Preenchimento errado do cartão de respostas elimina candidato de concurso

Autor

21 de fevereiro de 2016, 7h21

Por entender que não foram observadas corretamente as instruções da prova, o Tribunal Regional Federal Regional da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, autorizou a banca examinadora a excluir do concurso para técnico em enfermagem do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas uma candidata que preencheu o cartão de respostas da prova objetiva de forma errada.

A concorrente já havia sido desclassificada pela banca, mas uma decisão da Justiça Federal de Pelotas lhe permitiu participar das demais fases do concurso. A 2ª Vara entendeu que, apesar de a grade ter sido preenchida de forma errada, não havia dúvidas quanto às respostas que a autora pretendia marcar.

A 3ª Turma do tribunal retificou a decisão por entender que a candidata assinalou "inúmeras questões de forma incompleta”. “Além do claro e puro descumprimento das regras do concurso, pondera-se que, o tempo que outros candidatos dedicaram a preencher o cartão de respostas de forma adequada, ela ganhou em melhor exame dos enunciados, em franco desprestígio à isonomia tão cara aos concorrentes.”

A candidata obteve 53 pontos no teste, três a menos que o mínimo necessário para participar das outras etapas. Ela ajuizou a ação após verificar que a banca examinadora não havia computado os pontos relativos a três questões, o que seria suficiente para a sua aprovação.

O instituto contratado para organizar o concurso defendeu que a candidata não respeitou as regras previstas no edital, tendo assinalado algumas respostas de forma diversa às instruções da prova, o que prejudicou a sua pontuação, pois algumas questões não foram contabilizadas após a leitura ótica da folha de respostas. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!