O pequeno país de Malta, no mar Mediterrâneo, acaba de dar um passo importante para proteger o direito dos homossexuais. O Parlamento maltês aprovou, por unanimidade, uma lei que torna crime oferecer terapia para deixar de ser gay.
Segundo o jornal britânico The Guardian, Malta é o primeiro Estado europeu a criminalizar as tentativas de mudar a orientação sexual de uma pessoa. Pela nova lei, profissionais da área médica que oferecerem qualquer espécie de tratamento nesse sentido poderão ser punidos com um ano de prisão e multa de até 10 mil euros (R$ 37 mil). A pena deve ser mais branda para quem não for da área médica.
Comentários de leitores
1 comentário
Limitação da autonomia terapêutica
misael jr. (Advogado Assalariado - Civil)
Interessante a notícia sobre terapia para deixar de ser homossexual. Afirma que é crime "oferecer" a terapia mas não esclarece que seja crime "praticar" a terapia a pedido do paciente.
Ressalto porque se for possível "praticar" a terapia para deixar de ser homossexual não tem sentido criminalizar a "oferta".
O médico deve ter autonomia para prescrever a terapia que considera cabível conforme sua análise e a ciência médica. Essa autonomia nos protege sob vários aspectos (inclusive no que se refere ao direito a uma segunda opinião médica).
Como outras terapias prescritas pelo médico, o maior interessado (e em regra) é o próprio paciente quem decidirá sua efetiva realização.
Qual crime há em oferecer a terapia se não é crime praticá-la?
Responder
Comentários encerrados em 15/12/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.