Opinião

Novo CPC primou pelo princípio da primazia da resolução do mérito

Autor

27 de agosto de 2016, 17h30

Inicialmente, cumpre observar interessante julgado do Superior Tribunal de Justiça (de 2016) quanto à comprovação da tempestividade do recurso de agravo de instrumento. A certidão de intimação da decisão agravada é peça obrigatória, como todos sabem. Essa regra, entretanto, foi um tanto quanto mitigada pelo novo Código de Processo Civil.

O artigo 1.017, inciso I, lista os documentos obrigatórios. Reparem que o inciso II, expressamente, determina que o advogado do agravante pode declarar, sob sua responsabilidade pessoal, a inexistência de qualquer documento obrigatório. O § 5º, por seu turno, dispensa a exigibilidade de qualquer peça – obrigatória ou facultativa (incisos I e III) – quando os autos forem eletrônicos.

Art. 1.017.  A petição de agravo de instrumento será instruída:

I – obrigatoriamente, com cópias da petição inicial, da contestação, da petição que ensejou a decisão agravada, da própria decisão agravada, da certidão da respectiva intimação ou outro documento oficial que comprove a tempestividade e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado;

II – com declaração de inexistência de qualquer dos documentos referidos no inciso I, feita pelo advogado do agravante, sob pena de sua responsabilidade pessoal;

III – facultativamente, com outras peças que o agravante reputar úteis.

§ 5o Sendo eletrônicos os autos do processo, dispensam-se as peças referidas nos incisos I e II do caput, facultando-se ao agravante anexar outros documentos que entender úteis para a compreensão da controvérsia.

Com efeito, a ratio legis da exigência da certidão de intimação da decisão agravada é aferir a tempestividade do recurso. Em vista disso, se o recurso for intempestivo e o advogado, sem a referida certidão, declarar que não a possui e interpuser o agravo, este será admitido, mas o advogado irá responder por sua má-fé, haja vista que emitiu declaração falsa – disse que o recurso é tempestivo sem sê-lo. Nesse caso, se operara a preclusão temporal, o que fulmina qualquer pretensão processual da parte.

Ademais, no Rio de Janeiro, pelo menos, o sítio do tribunal afirma que os dados ali apostos não têm efeitos legais. Essa informação, contudo, é contra legem, na medida em que a administração pública não pode veicular dados e dizer que estes não têm efeitos jurídicos e/ou legais [REsp 960.280 – RS (2007/0134692-2)].

Portanto, se tratando de autos físicos, caso tenha que se interpor agravo por instrumento e não haja a certidão de intimação da decisão agravada, não há que se apavorar, a uma pelo que foi exposto acima – STJ já cansou de dizer isso – e a duas pelo inciso II do artigo 1.017 do CPC.

Quanto à petição do antigo 526 (atual 1.018), ainda subsiste – com o mesmo prazo de 03 dias – mas não é obrigatória, bem como não se presta para autos eletrônicos (§ 2º, a contrario sensu). Caso os autos sejam de papel, entretanto, e não se cumpra o parágrafo 2º do art. 1.018, se o agravado arguir e provar sua inobservância, o agravo será inadmitido. Atenção, então, se os autos são físicos ou eletrônicos; se forem aqueles, tem que cumprir o 1.018, caput; se estes, a petição é despicienda.

Art. 1.018.  O agravante poderá requerer a juntada, aos autos do processo, de cópia da petição do agravo de instrumento, do comprovante de sua interposição e da relação dos documentos que instruíram o recurso.

§ 2o Não sendo eletrônicos os autos, o agravante tomará a providência prevista no caput, no prazo de 3 (três) dias a contar da interposição do agravo de instrumento.

Segue, pois, o julgado:

No agravo de instrumento, em regra, se o agravante não juntou a cópia de certidão de intimação da decisão agravada, seu recurso não será conhecido em virtude de esta certidão ser prevista como documento obrigatório (art. 525, I, do CPC 1973 / art. 1.017, I, do CPC 2015). A Lei exige esse documento para que o Tribunal possa saber quando a parte foi intimada e, assim, ter certeza que o recurso foi interposto tempestivamente. Exceção: é possível dispensar a certidão de intimação se existirem outros meios para se aferir a tempestividade do recurso. O termo de abertura de vista e remessa dos autos à Fazenda Nacional substitui, para efeito de demonstração da tempestividade do agravo de instrumento por ela interposto, a apresentação de certidão de intimação da decisão agravada (art. 525, I, do CPC 1973 / art. 1.017, I, do CPC 2015). STJ. Corte Especial. REsp 1.383.500-SP, Rel. Min. Benedito Gonçalves, julgado em 17/2/2016.

Quanto às custas, aproveitando este ensejo e voltando à teoria geral dos recursos, permanece a regra de que, no ato de interposição, o recorrente tem de comprovar seu recolhimento (1.007, caput). Novidade na novel legislação é que:

I) se o recorrente recolher a menor, será intimado para, em 05 dias, suprir a insuficiência, na forma do § 2º; e

II) se não recolher custas nenhuma, será intimado para recolhê-las em dobro (§ 4º).

Conquanto na antiga legislação processual fosse praxe o recorrente ser intimado para complementar as custas (em caso de recolhimento a menor), não havia previsão na lei.

Art. 1.007.  No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de deserção.

§ 2o A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 5 (cinco) dias.

§ 4o O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.

Caso, por algum motivo, não se consiga recolher as custas a tempo de interposição, a lei permite, pois, que o recolhimento seja feito em dobro (“sanção” para quem não recolheu as custas quando da interposição do recurso); por outro lado, pagas as custas a menor, também não é motivo para desespero, pois ainda haverá 05 dias para complementá-las.

Por derradeiro, possível se chegar à conclusão, com base, por exemplo, nesses dois pontos, que o novo Código primou pelo princípio da primazia da resolução do mérito, segundo o qual, o processo foi feito para ter seu mérito resolvido. Processo eficiente é aquele que resolve o mérito e acaba com o imbróglio de vez.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!