Consultor Jurídico

Pesquisa pronta

STJ divulga jurisprudência sobre responsabilidade por honorários

O Superior Tribunal de Justiça liberou para consulta o entendimento da corte sobre a responsabilidade pelos honorários advocatícios. São 743 decisões de colegiado, além de quatro acórdãos de repetitivos, disponíveis na ferramenta Pesquisa Pronta.

Segundo o STJ, o tema é frequente, pois a questão dos honorários está presente na maioria dos processos em tramitação na corte. Nas decisões inseridas no sistema de pesquisa, é possível observar que a corte aplica o princípio da causalidade para decidir sobre o tema.

Um julgamento recente do ministro Herman Benjamin exemplifica a discussão. “A condenação em honorários advocatícios deve observar critérios objetivos, sendo a sucumbência um deles, ao lado do princípio da causalidade. Este determina a imposição da verba honorária à parte que deu causa à instauração do processo ou ao incidente processual.”

A posição, segundo os ministros, é justificada nos casos em que só existiu demanda processual devido à ação de uma das partes. São situações que fogem à lógica comum de que o perdedor no mérito arca com os honorários advocatícios. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 25 de agosto de 2016, 14h37

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/09/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.